LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS FORTALECEM EMPREGO NA CONSTRUÇÃO

Relativamente ao primeiro quadrimestre de 2021, o Secovi-SP fechou os dados das vendas, lançamentos e disponibilidade de imóveis residenciais novos na Grande São Paulo, e o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED) fechou os dados do trabalho formal (celetistas) no grupamento de atividade econômica Construção.

E, se depender apenas dos lançamentos de imóveis nessa região metropolitana – responsável por 16,9% do PIB Brasil e com capacidade de indicar tendências para o País –, o saldo de celetistas na construção permanecerá positivo.

Na Grande São Paulo, no primeiro quadrimestre de 2021 foram lançadas 14.253 unidades residenciais novas, ante 6.928 unidades no primeiro quadrimestre de 2020, um crescimento de 105,7%.

Esse crescimento ocorreu tanto na capital São Paulo, com 95,5% (11.731 unidades ante 6.000 unidades) como no agregado das outras 38 cidades da região, com 171,8% (2.522 unidades ante 928 unidades).

Dessa maneira, tudo indica que a queda nos lançamentos de 21%, no comparativo ano de 2020 com ano de 2019 (65.351 unidades ante 82.768 unidades), verificada na Grande São Paulo, será revertida em 2021.

E isso, certamente, fortalecerá o crescimento do contingente de trabalhadores celetistas na construção civil.

Segundo o CAGED do Ministério da Economia, que monitora a diferença entre carteiras de trabalho assinadas ou baixadas para obras de infraestrutura, construção de edifícios e serviços especializados para construção (que atendem os dois primeiros), no primeiro quadrimestre deste ano o saldo na atividade Construção está positivo em 135.083 celetistas.

Porém, diferentemente dos lançamentos de unidades residenciais novas, que se recuperam de um período anterior negativo, o saldo de celetistas na Construção ratifica os bons desempenhos anteriores: +190.117 durante os meses de isolamento social (março de 2020 a abril de 2021) e +273.163 nos últimos doze meses corridos.

Grande parte desse desempenho deve-se à continuidade das construções iniciadas antes da pandemia, e, ao que tudo indica, no que concerne à retomada dos lançamentos, assim será nos próximos meses.