PEDREIROS: TORNANDO REALIDADE SONHOS DE LARES MELHORES – PARTE 4

Nos artigos anteriores, combinando pesquisas qualitativas e quantitativas recém-finalizadas, analisamos os diversos tipos de obras realizadas pelos pedreiros, os principais meios utilizados para suas contratações e as utilizações dos novos meios tecnológicos, tanto na perspectiva dos contratantes, como na dos próprios pedreiros.

E, justamente, ambas perspectivas confirmam a influência dos pedreiros para escolha das marcas e produtos que serão comprados para as obras residenciais.

Na fase quantitativa, na Pesquisa 1 | 2021, que entrevistou 1.021 consumidores que haviam realizado obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2020 e abril de 2021, ou seja, durante o isolamento social, 79,9% dos consumidores contrataram pedreiros.

Desses, 71,1% disseram que eles indicaram materiais de construção que deveriam ser comprados para a obra/reforma. Porém, desse total, 46,2% efetivamente compraram o (s) produto (s) e/ou marca (s) recomendada (s).

Se recalcularmos o percentual de conversão de 46,2% sobre o total de pedreiros contratados (tanto os que indicaram materiais de construção como os que não indicaram) chegamos ao índice de conversão pedreiros de produtos e marcas de 32,8%.

Em outras palavras, a cada 100 contratados, 32,8 serão responsáveis pela (s) compra (s) de determinado (s) produto (s) e/ou marca (s).

Esse índice só não é maior porque entre a indicação e a conversão existem variáveis que os pedreiros não controlam, sendo, principalmente: preço, promoções no ponto de venda, indisponibilidade do produto na loja e a influência dos vendedores/balconistas, alterando essas indicações.

Nesse último ponto, os grupos de discussão online com os pedreiros indicaram que esse braço de ferro está longe de ser bem equacionado, pois ambos trabalham com motivações diferentes.

Na visão dos pedreiros, enquanto eles se preocupam com a qualidade do serviço, os vendedores/balconistas, em grande parte, se preocupam com os incentivos de vendas e ganhos comerciais.

Ambas preocupações são legítimas, mas muitas vezes conflitantes.

No próximo artigo, encerraremos a sequência analítica sobre os dados das pesquisas qualitativa e quantitativa realizadas com os próprios pedreiros e com consumidores que os contrataram.