PEDREIROS: TORNANDO REALIDADE SONHOS DE LARES MELHORES - PARTE FINAL

Nos quatro artigos anteriores, abordamos alguns aspectos oriundos de duas pesquisas recém-finalizadas: dois grupos de discussão on-line com sete pedreiros em cada, e 820 entrevistas com consumidores que contrataram pedreiros para reformas residenciais durante o isolamento social.

Dando sequência e fechando as análises, desses consumidores que os contrataram, 93,5% os recomendariam para amigos e familiares, principalmente devido ao acabamento do trabalho, para 56,7%, e preço justo cobrado pelos serviços, para 54,4%.

Sobre o acabamento, segundo um dos pedreiros participantes dos grupos de discussão, “80% dos meus serviços são indicações. Fiz o serviço para uma pessoa, foi um amigo na casa dela, pergunta quem fez”. Outro entrevistado complementou: “Você faz uma obra na sua casa, vem um amigo seu e acha legal e você fala: foi o Augusto que fez”.

Nesse ponto, há convergência absoluta entre consumidores e pedreiros: o acabamento da obra é o principal cartão de visita dos pedreiros para novas contratações, tanto pelos mesmos, como por novos clientes.

Por outro lado, o preço justo é um critério relativo para os pedreiros. Segundo um dos participantes do grupo de discussão, “... se você trabalhar na Zona Leste é um preço, se for trabalhar nos Jardins é outro preço.”

Porém, é muito comum, tanto na Zona Leste de São Paulo como nos Jardins, os clientes barganharem o preço fechado no início da obra: “às vezes, você acha uma coisa e no final de tudo esse cara chora, às vezes quer por defeito onde nem tem: Você não consegue dar desconto aqui?”.

Frequentemente, segundo os pedreiros, na entrega os clientes quebram os preços combinados, até mesmo com a promessa de novos trabalhos e indicações.

Enfim, aqui, a noção de preço justo é bastante subjetiva.

Talvez, nos diversos cursos e treinamentos para pedreiros oferecidos pelos grandes players do mercado, adaptações dos temas política de precificação e técnicas de negociação devam ser seriamente consideradas.