NÃO HÁ SÓ PROBLEMAS PARA QUEM REFORMA O LAR

Normalmente, associam-se – ou associavam-se – reformas residenciais a problemas, que vão desde as patologias estruturais, passando pelos transtornos causados pelos executores até o mal acabamento da obra.

Porém, não são os problemas que mais motivam os consumidores a enfrentarem todos os imprevistos e transtornos dos processos de reforma, ampliação e construção.

São sim, outras motivações, e, pelo contrário, muito positivas.

Na recém-finalizada Pesquisa 1 | 2021 (entregue em junho), na qual foram entrevistados 1.021 consumidores que haviam reformado seus lares entre maio de 2020 e abril de 2021, para 54,8% o principal motivo para realização da obra foi “oferecer mais conforto para a família”, seguido por “deixar a casa mais bonita/mais nova”, para 49,7%.

“Resolver problemas”, especificados no questionário como elétricos, hidráulicos, azulejos descolados, pisos soltos, infiltrações, rachaduras na parede etc., foi mencionado por 36,7% dos entrevistados.

Logo, embora existam problemas a serem resolvidos, quando os consumidores se dirigem às lojas de materiais de construção suas motivações são, primordial e principalmente, positivas.

Isso somado à supervalorização do lar advinda do período de isolamento social pode contribuir, decisivamente, para a conscientização dos consumidores de que melhorar a residência não é um ato isolado, realizado com sacrifícios a cada dez ou mais anos, mas sim, um ato contínuo, associado à qualidade de vida, segurança, conforto, beleza, novidade...

Talvez, nunca tenha ocorrido na história do segmento de materiais de construção uma janela de oportunidade tal, para adoção de novas percepções sobre reformar/ampliar/construir, como a atual.

Que as experiências de compra no varejo, a qualidade dos materiais de construção e suas aplicações nos lares pelos executores contribuam para a solidificação desses sentimentos e motivações.