O CAOS É UMA ORDEM POR DECIFRAR, José Saramago

placeholder 960

CAOS

Em ambientes caóticos e fluidos as decisões baseadas em critérios subjetivos devem ceder espaço para decisões baseadas em métodos objetivos. E, como tal, nada mais caótico do que o consumo de materiais de construção para obras e reformas residenciais – responsável por, aproximadamente, 70% do faturamento do comércio do setor –, sujeito a infinitas variáveis durante um longo e dispendioso ciclo de compras, que vão desde problemas de especificações dos materiais até a baixa qualificação da mão de obra envolvida.

placeholder 960

ORDEM

Um segmento cujo sell out corresponde a, aproximadamente, R$136,7 bilhões, ou 1,9% do PIB de 2019, necessita de modelagens e parâmetros para fornecer insumos para empresas mensurarem suas performances e estruturarem estratégias comerciais e de marketing. E, considerando a importância do consumo de materiais de construção para o faturamento da cadeia, estruturar, a partir de dados primários e secundários confiáveis, esse perfil de consumo contribui, justamente, para que as decisões das empresas sejam tomadas assertivamente e com melhores resultados.

placeholder 960

INVESTIGAÇÃO

Por meio de extensas pesquisas semestrais das intenções ou hábitos e atitudes de consumidores que realizarão ou realizaram reformas/obras residenciais (inclui móveis e demais itens para o lar); coleta, organização e análises de dados conjunturais mensais das mais fidedignas fontes secundárias – e que impactam o consumo de materiais de construção, móveis e demais itens para o lar –, a Fundação de Dados tem como propósito colaborar para essa assertividade e resultados, com diversas entregas durante o ano. Ainda, por meio de artigos em mídias impressas, digitais e apresentações em fóruns e eventos especializados, parte dos dados não exclusivos e sigilosos dos assinantes é compartilhado com lojistas de materiais de construção e de segmentos correlatos, no sentido de contribuir para o desenvolvimento e profissionalização dos segmentos.