Seguindo nas análises da jornada de compra de materiais de construção, e dando sequência ao artigo Reforma do lar tem mais a ver com memória afetiva do que com produtos, avançaremos para as principais motivações para realização de obras e reformas residenciais.
Na Pesquisa 1 | 2021 (realizada em maio de 2021), do total de 1.021 consumidores que realizaram obras/reformas residenciais no último ano, a principal motivação foi “oferecer maior conforto para a família”, com 54,8%, seguida por “deixar a residência mais bonita/nova”, com 49,7%.
Já, na onda mais recente, Pesquisa 1 | 2022 (realizada em maio de 2022), do total de 1.022 consumidores que realizaram obras/reformas residenciais no último ano, também, a principal motivação foi “oferecer maior conforto para a família”, com 60,3%, seguida por “deixar a residência mais bonita/nova”, com 55,7%.
Por fim, retornando à Pesquisa 1 | 2021, a terceira motivação foi “resolver problemas estruturais (elétricos, hidráulicos, azulejos descolados, pisos soltos, infiltrações, rachaduras na parede etc.)”, e, na Pesquisa 1 | 2022, “mudar o estilo e aparência da residência”.
Portanto, na onda mais recente, três aspectos positivos superam os problemas a serem resolvidos.
Dessa maneira, nas comunicações com esses consumidores, as motivações positivas, como conforto, beleza, novidade e estilo, além de serem muito mais estimulantes, conversam, efetivamente, com suas aspirações.
Os problemas, que em algum nível existem, naturalmente se resolvem na realização do sonho de um lar melhor.