POR QUE OS CONSUMIDORES REFORMAM IMÓVEIS NOVOS, ANTES DE OCUPÁ-LOS?

Este artigo complementa o anterior, Mercado imobiliário surpreenderá mais um ano, no qual apresentamos os dados mais recentes sobre as vendas e lançamentos de unidades residenciais novas no Brasil.

Assim, considerando que as vendas seguem positivas no primeiro semestre de 2022, mesmo sobre a base elevada de 2021, é relevante para o comércio de materiais de construção identificar as motivações dos consumidores que reformam seus imóveis novos, antes de ocupá-los.

Segundo a Pesquisa 1 | 2022 da Fundação de Dados, realizada em maio, e que entrevistou 1.022 consumidores que fizeram reformas residenciais entre maio de 2021 e abril de 2022 (não pesquisamos o público dos pequenos reparos/melhorias e manutenção doméstica), 8,9% dessas obras foram realizadas, antes das mudanças, em imóveis comprados de construtoras/construtores.

Logo, o aumento do contingente de imóveis novos vendidos impacta positivamente as vendas de materiais de construção para obras/reformas no varejo.

Mas, quais são os motivos para reformar um imóvel novo?

Considerando o total desse recorte da amostra, a principal motivação foi “adequar a divisão e ambientes do imóvel à minha necessidade funcional (otimizar espaço)”. Porém, quando segmentamos por classes sociais, é perceptível que as principais motivações são diferentes.

Na classe A, é “adequar a divisão e ambiente do imóvel à minha necessidade estética (tornar mais bonito)”; na classe B, “substituir o acabamento do imóvel por produto melhores”, e, por fim, na classe C, “adequar a divisão e ambientes do imóvel à minha necessidade funcional (otimizar espaço)”.

Em suma, na classe A, a principal motivação é estética; na classe B, melhorar a qualidade do acabamento, e, na classe C, funcionalidade.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Para cada atacadista, há 10,3 varejistas de materiais de construção

Evoluindo e complementando o artigo anterior, Atacado de materiais de construção responde pela maior parte...

Atacado de materiais de construção responde pela maior parte do sell-out do segmento

Após concluirmos uma sequência de três análises no artigo anterior Materiais de construção são comprados...

Materiais de construção são comprados no cartão de crédito, em média, em 6,4 parcelas

No artigo anterior, Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para...