De maneira geral, a conjuntura emprego, renda (média e total) e confiança do consumidor determina as vendas de bens duráveis, como materiais de construção. Adiciona-se a isso, o nível dos juros do crédito, sendo esta variável a única, atualmente, de caráter depressivo.
Por outro lado, a confiança do consumidor, quando em alta, induz o consumo de bens e serviços, sendo esta variável, atualmente, assim como emprego e renda, de caráter expansivo.
Segundo os dados mais recentes do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que capta os sentimentos do consumidor em relação à situação geral da economia e suas finanças pessoais, houve expressivo crescimento de 5,4 pontos, na passagem de agosto para setembro de 2022.
Ainda, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), no comparativo com setembro de 2021, o crescimento é mais expressivo, em 13,7 pontos.
Em ambos os períodos comparativos, entre as faixas de renda familiar, destaque para as famílias com renda entre R$4.800,01 e R$9.600,00, com crescimento de 10,7 pontos, na passagem de agosto para setembro de 2022, e 17,2 pontos, no comparativo com setembro de 2021.
Porém, é notório que sob quaisquer perspectivas e faixas de renda, a confiança do consumidor está em franco crescimento.
Atribui-se esses crescimentos à forte retomada do mercado de trabalho, recuperação da renda média e desaceleração da inflação (essas duas últimas, intrinsecamente ligadas). Além disso, para as famílias de menor poder aquisitivo, foi fundamental o pacote de benefícios do Governo, com destaque para o aumento de famílias e valores do Auxílio Brasil.
Dessa maneira, no quarto trimestre de 2022, os consumidores estarão mais propensos a comprar bens e serviços, porém após o boom de consumo de materiais de construção, e, consequentemente, lares já reformados, equipados e decorados, tal ganho deverá beneficiar, principalmente, os serviços oferecidos fora do lar (bares, restaurantes, hospedagens, transportes, atividades culturais, esportivas, recreativas etc.).
No entanto, essa mesma conjuntura positiva possibilita um pouso suave das vendas do comércio de materiais de construção, preparando-o para as elevadas incertezas dos cenários externo e interno, esse último, condicionado aos desdobramentos da eleição.