TARGETS ALÉM DOS REPAROS, REFORMAS E CONSTRUÇÕES RESIDENCIAIS

Este artigo complementa o anterior Palavras e sentimentos para vender materiais de construção, no qual apresentamos as palavras positivas que melhor expressam os sentimentos dos consumidores por seus lares.

Partimos da premissa que utilizar essas palavras em todos os pontos de contato com consumidores de materiais de construção, móveis e demais itens para o lar, contribua positivamente para campanhas publicitárias e vendas.

Assim, considerando dois anos de pesquisas, concluímos que na perspectiva desses consumidores, lar significa, majoritariamente, bem-estar e segurança.

Porém nos recortes por classes sociais, faixas etárias e regiões, temos novas perspectivas de respostas para a mesma pergunta: “Para encerrar (a pesquisa), por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?”

Considerando a Pesquisa 2 | 2022, realizada em novembro de 2022, na qual entrevistamos 1.020 consumidores de materiais de construção que reformaram e/ou ampliaram e/ou construíram, predominantemente, entre novembro de 2021 e outubro de 2022, para consumidores da classe A, lar significa “amor”.

Já, para a classe B, significa “segurança”, seguida de perto por “bem-estar”, “paz” e “amor”. Por fim, para a classe C, significa “bem-estar”.

Assim, se para consumidores de classes sociais mais alta e baixa há um sentimento predominante, para a classe intermediária há uma profusão de sentimentos.

Já, por regiões pesquisadas, no Sudeste e Sul, neste último com destaque, lar significa “bem-estar”. Já, no Nordeste, significa “bem-estar” e “segurança”, e, no Centro-Oeste, com destaque, “amor”.

Assim, para os consumidores de três regiões, Sudeste, Sul e Nordeste, bem-estar é o sentimento predominante, com dissonância no Centro-Oeste, onde predomina o amor.

Por fim, para os jovens (24 a 30 anos) lar significa “segurança” e “bem-estar”; para os jovens maduros (31 a 39 anos) e maduros (40 anos +) “bem-estar”.

Assim, associar os produtos para o lar ao sentimento de bem-estar seria uma iniciativa correta para todas as faixas etárias.

Esse é apenas um, entre tantos exercícios possíveis, cuja principal pergunta, muitas vezes, deve ser respondida antes por cada empresa do segmento de materiais de construção: “Qual é, além dos reparos, reformas e construções residenciais, o nosso target?”

Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados você receberá notificações sobre novos artigos.