Uma parte do que é chamado inovação, muitas vezes, é apenas a transposição de antigos hábitos para novos meios.
A história do segmento de materiais de construção credita ao saudoso Sr. Oswaldo Romano, proprietário da Romano Center, autodenominada “O Fantástico Mundo da Construção”, a introdução do showroom de fábrica, em 1956, com ambientes montados com produtos vendidos na própria loja, inovação essa, que graças aos resultados de vendas, acabou sendo copiada por outros grandes varejistas de materiais de construção da época.
Avançando no tempo, parece que a ambientação também é importante para consumidores que pesquisam materiais de construção na internet.
Na Pesquisa 1 | 2022, que entrevistou 1.022 consumidores de materiais de construção, que haviam realizado obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022, 78,7% desses consumidores haviam pesquisado materiais de construção na internet antes da compra.
Considerando os diversos meios digitais, como e-commerces de materiais de construção, sites dos fabricantes, aplicativos e mídias sociais, o assunto mais buscado no agregado desses meios foi preço, por 71,4% desses consumidores.
Porém, tirando preço, os outros dois assuntos mais buscados, foram: fotos detalhadas dos produtos, com 59,5%, e vídeos e fotos de ambientes decorados, com 56%.
Outros temas também são importantes, como opiniões e comentários de outros consumidores, condições de pagamento, prazo de entrega, dicas e vídeos de Faça você mesmo, vídeos detalhados dos produtos, comentários sobre marcas etc.
No entanto, sempre que o meio digital permitir, demonstrar o produto detalhadamente, e ainda inserido em um ambiente decorado e com sua aplicação, ao que tudo indica, aumenta as chances de atrair a atenção dos consumidores que pesquisam materiais de construção na internet.
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