Nas pesquisas dos materiais de construção para as obras, lojas físicas superam internet

Este artigo complementa o anterior, Conforto é a principal motivação para realização de obras/reformas residenciais, como parte do processo analítico da jornada de compra do consumidor.

Segundo a mais recente pesquisa da Fundação de Dados, os consumidores levam, em média, quatro meses planejando a obra/reforma de suas residências, período esse utilizado para pesquisar e comparar informações dos materiais de construção.

Na Pesquisa 1 | 2023 (Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção 2023), na qual entrevistamos 1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023, perguntamos, então: “Nesse período de planejamento da obra/reforma (antes de iniciá-la), quais foram os principais meios utilizados para pesquisar e comparar informações dos materiais de construção?”

Apesar da aceleração digital causada pela pandemia, as Lojas físicas de materiais de construção permanecem como principal meio, com 66,7%, nada mudando, então, relativamente à série histórica iniciada em 2015.

Porém, em seguida, com destaque, surgem três meios digitais: sites/e-commerces de materiais de construção, com 35,7%; YouTube, com 32,9%, e Sites das empresas fabricantes, com 30,4%. Também é relevante a menção ao Instagram, com 24,1%.

Como no passado, as pesquisas e comparações dos materiais de construção que serão comprados para as obras/reformas residenciais são, predominantemente, realizadas nas lojas físicas.

Dessa maneira, o trade marketing permanece fundamental para influenciar as decisões de compra, assim como o atendimento cordial e consultivo de vendedores/balconistas e o ambiente estimulante da loja.

Porém a internet segue adquirindo papel fundamental dentro desse processo; cada meio com características e linguagens próprias: e-commerces, YouTube, sites dos fabricantes e Instagram, principalmente.

Considerando a média de quatro meses da fase de pesquisas e comparações, o desafio presente é se fazer notar na jornada desse perfil de consumidor durante esse período, tanto fisicamente, como virtualmente, e, sobretudo, complementarmente.

No próximo artigo aprofundaremos o que os consumidores buscaram nesses cinco principais meios.

Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Para cada atacadista, há 10,3 varejistas de materiais de construção

Evoluindo e complementando o artigo anterior, Atacado de materiais de construção responde pela maior parte...

Atacado de materiais de construção responde pela maior parte do sell-out do segmento

Após concluirmos uma sequência de três análises no artigo anterior Materiais de construção são comprados...

Materiais de construção são comprados no cartão de crédito, em média, em 6,4 parcelas

No artigo anterior, Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para...