Nas pesquisas dos materiais de construção para as obras, lojas físicas superam internet

Este artigo complementa o anterior, Conforto é a principal motivação para realização de obras/reformas residenciais, como parte do processo analítico da jornada de compra do consumidor.

Segundo a mais recente pesquisa da Fundação de Dados, os consumidores levam, em média, quatro meses planejando a obra/reforma de suas residências, período esse utilizado para pesquisar e comparar informações dos materiais de construção.

Na Pesquisa 1 | 2023 (Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção 2023), na qual entrevistamos 1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023, perguntamos, então: “Nesse período de planejamento da obra/reforma (antes de iniciá-la), quais foram os principais meios utilizados para pesquisar e comparar informações dos materiais de construção?”

Apesar da aceleração digital causada pela pandemia, as Lojas físicas de materiais de construção permanecem como principal meio, com 66,7%, nada mudando, então, relativamente à série histórica iniciada em 2015.

Porém, em seguida, com destaque, surgem três meios digitais: sites/e-commerces de materiais de construção, com 35,7%; YouTube, com 32,9%, e Sites das empresas fabricantes, com 30,4%. Também é relevante a menção ao Instagram, com 24,1%.

Como no passado, as pesquisas e comparações dos materiais de construção que serão comprados para as obras/reformas residenciais são, predominantemente, realizadas nas lojas físicas.

Dessa maneira, o trade marketing permanece fundamental para influenciar as decisões de compra, assim como o atendimento cordial e consultivo de vendedores/balconistas e o ambiente estimulante da loja.

Porém a internet segue adquirindo papel fundamental dentro desse processo; cada meio com características e linguagens próprias: e-commerces, YouTube, sites dos fabricantes e Instagram, principalmente.

Considerando a média de quatro meses da fase de pesquisas e comparações, o desafio presente é se fazer notar na jornada desse perfil de consumidor durante esse período, tanto fisicamente, como virtualmente, e, sobretudo, complementarmente.

No próximo artigo aprofundaremos o que os consumidores buscaram nesses cinco principais meios.

Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.