Black Friday e as vendas de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos

Credita-se ao ano de 2010 a realização da primeira Black Friday no Brasil.

Naquele ano, a Nova Matriz Econômica do então Ministro Guido Mantega estava decolando; iniciada em 2008, na segunda metade do governo Lula 2, e sendo aprofundada a partir do primeiro ano de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Turbinado pela expansão fiscal e gastos públicos (que se provaram insustentáveis), o PIB brasileiro naquele ano cresceu 7,5%, sendo que somente o PIB do componente da demanda Consumo das famílias cresceu 6,2%, com o componente da demanda Importação de bens e serviços crescendo impressionantes 33,6%.

Enfim, com esses percentuais chineses fazia todo o sentido ter uma data a mais para o consumo, já que o Natal sozinho não daria mais conta.

Porém, no ano passado, se compararmos os desempenhos da área de atividade comercial Móveis e Eletrodomésticos com Material de Construção podemos nos perguntar se essa data ainda faz sentido para as vendas de bens aos lares das famílias.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), em volume de vendas (faturamento real/nominal deflacionado), a área de atividade comercial Móveis e Eletrodomésticos (magazines e formatos similares), no acumulado dos comparativos “mês anterior” de janeiro a dezembro de 2023 decresceu 2% (desempenho ano sobre dezembro de 2022).

Ao observar o gráfico abaixo, é notório que o desempenho da área de atividade foi significativamente positivo em novembro de 2023, com crescimento de 5,9%, seguido de brusca queda em dezembro, mês das vendas natalinas, em 7,7%, devolvendo os ganhos do mês anterior e comprometendo, inclusive, o resultado do ano.

Por ora, os dados mais recentes de 2024 da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam para três meses de desaceleração de vendas da atividade comercial Móveis e Eletrodomésticos: em julho, +1%; em agosto, -1,8%, e, em setembro, -2,9%.

Em 2023, será que os consumidores anteciparam as compras de Natal, aproveitando os descontos e prejudicando o desempenho e margens das vendas natalinas de móveis e eletrodomésticos?

E, em 2024, será que os consumidores estão adiando o consumo de móveis e eletrodomésticos a espera dos descontos de novembro?

Em área de atividade correlata, menos impactada pela Black Friday, o comportamento de 2023 e 2024 foi significativamente diferente.

Também em volume de vendas, a área de atividade comercial Material de Construção, no acumulado dos comparativos “mês anterior” de janeiro a dezembro de 2023 cresceu 0,5% (desempenho ano sobre dezembro de 2022).

Ao observar o gráfico, nota-se que as vendas do último trimestre de 2023 oscilaram, porém nada muito diferente dos meses anteriores, inclusive crescendo 0,8% na passagem de novembro para dezembro.

Por ora, os dados mais recentes de 2024 do IBGE, indicam para dois meses de aceleração de vendas da atividade comercial Material de Construção: em agosto, +0,4%, e, em setembro, +1,1%.

Assim, o comércio de materiais de construção comporta-se como esperado: vendas ascendentes no terceiro trimestre.

Isso não quer dizer que a curva continuará embicando para cima até dezembro, mas, comparando com o comércio de móveis e eletrodomésticos, segue apresentando um desempenho mais favorável.

Sabemos que a Black Friday ou November têm relevância significativamente menor para as vendas de materiais de construção do que para as vendas de móveis e eletrodomésticos.

E isso, pode não ser uma má notícia.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Atacado de materiais de construção responde pela maior parte do sell-out do segmento

Após concluirmos uma sequência de três análises no artigo anterior Materiais de construção são comprados...

Materiais de construção são comprados no cartão de crédito, em média, em 6,4 parcelas

No artigo anterior, Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para...

Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para compras de materiais de construção

No artigo anterior, Pix avança, mas cartão de crédito é ainda a principal forma de...