No artigo anterior, Perspectivas para o comércio de materiais de construção 2025, elaboramos, a partir da análise da conjuntura emprego-renda-crédito-confiança-transferência de renda, uma leitura da muito provável desaceleração do crescimento real do comércio de materiais de construção, com aceleração do crescimento nominal, devido à tendência inflacionária para a economia e segmento.
A partir dessas perspectivas macroeconômica e setorial, vamos mergulhar em alguns indicativos microeconômicos, ou comportamentais, tendo como base o Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção mais recente.
Não é a primeira vez, nem será a última, que abordamos esse assunto, pois o formato de painel semestral nos possibilita repetir perguntas a fim de detectar oscilações (tendências) ou padrões.
Afinal, conhecimento é descobrir no efêmero, permanência.
E, tudo indica, que entra ano e sai ano, os cinco principais meios consultados pelos consumidores de materiais de construção em geral, na fase de planejamento da obra, antes mesmo de iniciar a fase de compras, permanecem os mesmo há anos.
As lojas físicas seguem imbatíveis, tanto na série histórica das três últimas ondas anuais dos Painéis 2021/2022/2023 (pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos – detalhes técnicos no rodapé do gráfico), com média de 69,7%, como no Painel 2024, realizado em novembro último, com 65,1%.
Como bem dissemos no título, os vendedores das lojas de materiais de construção devem levar muito a sério a frase “só estou dando uma olhadinha”, e dar uma atenção muito especial a esses consumidores, pois há uma boa chance de eles voltarem e comprarem.
Em seguida, tanto na série histórica, como no Painel mais recente, os outros quatro meios mais consultados, sempre na ordem, são: sites/e-commerces de materiais de construção, YouTube, Sites das empresas fabricantes e Instagram.
Se, de fato, 2025 será um ano de desaceleração do faturamento real do comércio de materiais de construção, otimização e assertividade nas ações serão fundamentais.
Ou, investir mais nos padrões do que no efêmero.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.
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