Lojistas de materiais de construção devem levar a sério a máxima “só estou dando uma olhadinha”

No artigo anterior, Perspectivas para o comércio de materiais de construção 2025, elaboramos, a partir da análise da conjuntura emprego-renda-crédito-confiança-transferência de renda, uma leitura da muito provável desaceleração do crescimento real do comércio de materiais de construção, com aceleração do crescimento nominal, devido à tendência inflacionária para a economia e segmento.

A partir dessas perspectivas macroeconômica e setorial, vamos mergulhar em alguns indicativos microeconômicos, ou comportamentais, tendo como base o Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção mais recente.

Não é a primeira vez, nem será a última, que abordamos esse assunto, pois o formato de painel semestral nos possibilita repetir perguntas a fim de detectar oscilações (tendências) ou padrões.

Afinal, conhecimento é descobrir no efêmero, permanência.

E, tudo indica, que entra ano e sai ano, os cinco principais meios consultados pelos consumidores de materiais de construção em geral, na fase de planejamento da obra, antes mesmo de iniciar a fase de compras, permanecem os mesmo há anos.

As lojas físicas seguem imbatíveis, tanto na série histórica das três últimas ondas anuais dos Painéis 2021/2022/2023 (pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos – detalhes técnicos no rodapé do gráfico), com média de 69,7%, como no Painel 2024, realizado em novembro último, com 65,1%.

Como bem dissemos no título, os vendedores das lojas de materiais de construção devem levar muito a sério a frase “só estou dando uma olhadinha”, e dar uma atenção muito especial a esses consumidores, pois há uma boa chance de eles voltarem e comprarem.

Em seguida, tanto na série histórica, como no Painel mais recente, os outros quatro meios mais consultados, sempre na ordem, são: sites/e-commerces de materiais de construção, YouTube, Sites das empresas fabricantes e Instagram.

Se, de fato, 2025 será um ano de desaceleração do faturamento real do comércio de materiais de construção, otimização e assertividade nas ações serão fundamentais.

Ou, investir mais nos padrões do que no efêmero.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Sentimentos que vendem materiais de construção e móveis

Este artigo aprofunda o anterior, 68,4% dos consumidores valorizam mais seus lares agora do que...

68,4% dos consumidores valorizam mais seus lares agora do que antes da pandemia

Consideramos que há aspectos intangíveis nas vendas de materiais de construção, que vão além de...

Materiais de construção respondem pela maior parte dos gastos nas obras residenciais

Há duas perspectivas conjunturais que estão movimentando o mercado neste momento: uma possível desaceleração econômica...