Após lojas de bairro e home centers, lojas de tintas são o segundo canal de compra nas classes A, B, C

No artigo anterior, Quanto mais próxima à obra, mais frequentada é a loja de materiais de construção, prosseguimos com as análises da nova onda do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção, demonstrando que as lojas de bairro/depósitos de materiais básicos são o tipo de canal mais frequentado pelos consumidores quando realizando obras residenciais.

Porém, há relevantes nuances por classes sociais, que aprofundaremos aqui.

Antes, dois pontos técnicos importantes para a análise: (1) restringiremos apenas às duas últimas ondas dos Painéis 2023/2024, pois nas ondas dos Painéis 2021/2022, devido à pandemia, a frequência dos home centers/lojas grandes decresceu atipicamente na classe A, distorcendo a série; e (2) os respondentes eram instruídos a assinalar a utilização dos canais de compra, independentemente do valor gasto, volume e número de itens comprados, podendo ser apenas uma só compra.

Então, apoiados nas duas últimas ondas anuais dos Painéis 2023/2024 (pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos – detalhes técnicos no rodapé do gráfico), na classe A, em média, 63,4% dos consumidores que realizaram obras residenciais compraram nos home center/lojas grandes, primeiro canal utilizado.

Já nas classes B e C, surgem em primeiro lugar, as lojas de bairro/depósitos de materiais básicos, em média, com 63% e 73,2%, respectivamente.

Por fim, as lojas de tintas são o segundo tipo de canal mais utilizado nas três classes sociais, proporcionalmente na classe A com 58,5%, na classe B com 51,5%, e na classe C com 45,3%.

Alguns, entre vários insights possíveis: (1) proporcionalmente, compras nos sites/e-commerces (compra via internet) são significativamente maiores na classe A do que na classe C, com 51,1% contra 25,7%; (2) o principal canal especializado nas classes A/B, depois das lojas de tintas, são as lojas de revestimentos cerâmicos, enquanto na classe C, as lojas de materiais elétricos; e (3) a classe A combina 3,5 tipos de canais de compras, enquanto a classe C combina 2,5 tipos, ou seja, os formatos de lojas são mais complementares do que concorrentes, independentemente do poder aquisitivo dos consumidores.

Portanto, quanto maior a obra, mais tipos de canais são combinados.

No próximo artigo, abordaremos a série histórica sobre o nível de satisfação dos consumidores com os três principais canais de compra utilizados.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no pós-pandemia

No artigo anterior, Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica, encerramos uma série...

Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica

Nos cinco artigos anteriores, nos dedicamos, a partir de dados próprios e do Instituto Brasileiro...

Projeções para o faturamento do comércio de materiais de construção em 2025 e 2026

No artigo anterior, Lojas de bairro: como melhorar a experiência de compra segundo os clientes,...