E-commerces de materiais de construção são bem avaliados pelos consumidores

Este artigo segue a sequência de análises do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção, e do artigo anterior, E-commerces não especializados em materiais de construção avançam no mercado, desta feita, comparando as experiências de compra nos e-commerces especializados com os e-commerces generalistas.

Para tal, denominamos nos questionários e-commerces especializados, como Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, MadeiraMadeira, Sodimac, Cassol, Ferreira Costa, Balaroti etc., e generalistas como Magalu, Lojas Americanas, Shein, Amazon, Mercado Livre, Shoppe etc.

Considerando as ondas semestrais dos Painéis 2023/2024 (pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos – detalhes técnicos no rodapé dos gráficos), na média dos dois anos, apesar do avanço na utilização dos e-commerces generalistas, os e-commerces especializados proporcionaram uma experiência de compra mais satisfatória.

Considerando apenas os e-consumidores de materiais de construção, no Painel de 2023 o top2box (soma das notas 9 e 10 ) foi de 61,4%, subindo para 68,9% no Painel de 2024, com média nas duas pesquisas de 65,1%.

Já os e-commerces generalistas, no Painel de 2023 obtiveram um top2box de 61,9%, decrescendo para 55,8% no Painel de 2024, com média nas duas pesquisas de 58,4%.

Vale a menção de que, ambos ficaram abaixo da experiência de compra do canal mais bem avaliado, as lojas de tintas, cujo top2box médio foi de 68,5% (detalhes no artigo Lojas de bairro de materiais de construção seguem como pior experiência de compra).

Também houve expressivo crescimento no top2box dos e-commerces especializados na passagem de 2023 para 2024, enquanto os generalistas, também significativamente, decresceram.

Assim, é possível que a expansão de utilização dos e-commerces não especializados (generalistas) para vendas de materiais de construção às obras/reformas residenciais, venha acompanhada de uma curva de aprendizagem já trilhada pelos e-commerces especializados.

Tempo precioso para esses últimos reagirem a essa expansão.

No próximo artigo mudaremos de assunto, abordando a intensa relação entre a compra de materiais de construção e compra de móveis.

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