Lar não é beleza, nem sofisticação e nem estilo

Interessante que as pesquisas recorrentes e especializadas, como as do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção, permitem além de identificar padrões e oscilações (tendências), observar uma mesma investigação contínua sob novas perspectivas.

Ou seja, se um entendimento demonstra solidez ao longo do tempo, com resultados consistentes, em determinado momento ele também poderá fornecer novas informações, não planejadas e nem tampouco esperadas.

Dessa maneira, este artigo ao mesmo tempo que complementa, inverte o anterior, Sentimentos que vendem materiais de construção e móveis, no qual focamos a análise nas palavras que melhor representam os sentimentos dos consumidores por seus lares.

Portanto, estimulando as mesmas 20 palavras e repetindo a pergunta, “Para encerrar (a pesquisa), por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?”, vamos agora nos concentrar nas palavras que menos representam os sentimentos dos consumidores por seus lares.

Apoiaremos esta análise nas mesmas três ondas mais recentes do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção 2022, 2023 e 2024, com pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos, com 1.020 consumidores que fizeram obras e reformas no último ano (detalhes técnicos no rodapé do gráfico).

Para consumidores da classe A, das sete principais palavras abaixo, as quatro piores médias ocorreram em paixão com 4,1%, diversão com 4,5%, e, empatadas, beleza e força, respectivamente com 5,4% e 5,5%.

Surpreendente a palavra beleza estar entre as menos associadas aos lares na classe A, mas, também, como quarta palavra estilo, com média de apenas 6,2%.

Para consumidores da classe B, das sete principais palavras abaixo, as três piores médias ocorreram em paixão com 3,9%, diversão com 4,2% e estilo com 4,5%.

Novamente, surpreendentemente surge a palavra estilo, mas, também, na classe B, sofisticação com média de apenas 6,1%.

Por fim, para consumidores da classe C, das sete principais palavras abaixo, as quatro piores médias ocorreram em força com 2,9%, diversão com 3%, e, empatadas, beleza e estilo, respectivamente com 3,1% e 3,2%.

No artigo anterior, palavras como bem-estar, segurança, amor, paz e tranquilidade foram indicadas, na média da série histórica, como aquelas que melhor expressam os sentimentos dos consumidores por seus lares.

Assim, são palavras e sentimentos que podem conectar esses consumidores com os materiais de construção e móveis oferecidos no varejo.

Por outro lado, palavras fartamente utilizadas pelo comércio e indústria de materiais de construção, como beleza, estilo e sofisticação, na média da mesma série histórica, não se conectam com os sentimentos dos consumidores por seus lares.

Provavelmente, se conectam com os produtos.

E essa é uma importante distinção: vender materiais de construção e móveis é diferente de vender os benefícios por eles proporcionados.

No próximo artigo, combinaremos dados próprios com dados IBGE, analisando o momento e tendências das contratações dos executores para as obras residenciais.

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