No artigo anterior, Revestimento cerâmico, tubos e conexões, torneiras para cozinha e porcelanato são os produtos mais comprados nas obras residenciais, iniciamos análises de dados inéditos da nova onda do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção (Pesquisa 1 | 2025) que, desde 2020, monitora o comportamento dos consumidores de materiais de construção que realizaram obras/reformas residenciais.
Nessa onda, iniciamos um nova série histórica, monitorando 12 categorias de produtos, no intuito de compreender as oscilações das compras, utilização de canais e ambientes nos quais foram instalados ou aplicados.
Por ordem, aprofundaremos as categorias de produtos mais compradas, justamente mencionadas no título do artigo anterior (detalhes técnicos e das amostras no rodapé dos gráficos).
Começando por revestimento cerâmico para parede, a macrocategoria adquirida por 51,4% dos consumidores, os três principais canais de compra utilizados, foram: lojas especializadas em revestimentos cerâmicos com 38,8%; lojas de bairro (próximas da obra, pequenas, médias e multicategorias de produtos) com 35,7% e home centers/lojas grandes com 31,1%.
Esses consumidores os instalaram, principalmente nos banheiros/lavabos com 57,5%; copa/cozinha com 40,5% e área de serviço com 25,3%.

Assim, vemos que embora as lojas especializadas foram mais utilizadas para compra, tanto as lojas de bairro como os home centers também desempenham papéis importantes. Certamente, há alternância de protagonismo de canal por classe social e região. Quanto aos ambientes, as áreas molhadas inquestionavelmente se destacam.
Já em tubos e conexões de PVC, categoria adquirida por 49,2% dos consumidores, o principal canal de compra foram as lojas de bairro com 54,3%.
Esses consumidores os instalaram, principalmente nos banheiros/lavabos com 78,3%; copa/cozinha com 48,3% e área de serviço com 44%.

Aqui, as lojas de bairro são inquestionavelmente o canal mais importante, sendo que, novamente, surgem como principais os mesmos três ambientes onde foram instalados os revestimentos cerâmicos para parede.
Relativamente às torneiras para cozinha, categoria adquirida por 47,9% dos consumidores, os principais canais de compra, foram: lojas de bairro com 34%; sites/e-commerces generalistas (tipo Mercado Livre, Shopee, Magalu, Temu, Casas Bahia, Ponto, Amazon etc.) com 31,6% e sites/e-commerces especializados ( tipo Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, MadeiraMadeira, Sodimac, Cassol, Ferreira Costa, Balaroti etc.) com 29,3%.

Aqui, após as lojas de bairro, surgem com destaque os sites/e-commerces, com discreta vantagem dos generalistas sobre os especializados, certamente puxados pelos consumidores mais sensíveis a preço. Obviamente, novamente temos o protagonismo de uma área molhada.
Por fim, em piso porcelanato, categoria adquirida também por 49,2% dos consumidores, os três principais canais de compra utilizados, foram: lojas especializadas em revestimentos cerâmicos com 40,7%; home centers/lojas grandes com 34,4% e lojas de bairro com 34,3%.
Esses consumidores os instalaram, principalmente nos banheiros/lavabos com 54% e copa/cozinha com 48,7%, seguidos por sala de estar e quarto do casal, com 38% e 36,7%, respectivamente.

Somente o comparativo entre revestimento cerâmico para parede e piso porcelanato daria um artigo completo. Resumindo, comparativamente vemos que os home centers crescem, enquanto as lojas especializadas e de bairro praticamente estabilizam. Já os ambientes molhados também predominam, porém com ambientes como salas e quartos crescendo significativamente.
Importante frisar que as respostas acima representam os resultados gerais, no entanto, há significativas alterações nos recortes por classe sociais e regiões.
Mesmo assim, excluindo as torneiras para cozinha, é evidente a importância do ambiente banheiro/lavabo para a indústria das obras/reformas residenciais, ainda mais considerando que, conforme pesquisas da Fundação de Dados, quem realiza obras nesse ambiente, realiza, em média, em 1,5 banheiro/lavabo.
No próximo artigo, aprofundaremos os canais de compra e ambientes onde foram instalados ou aplicados torneiras e misturadores para banheiro, pia para banheiro, impermeabilizante (de qualquer tipo) e lustres/luminárias.
Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc nos segmentos de materiais de construção e móveis, e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.