No artigo anterior,Revestimento cerâmico, tubos e conexões, torneiras cozinha e porcelanato: principais canais de compra e ambientes de instalação, demos sequência às análises de dados inéditos da nova onda do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção (Pesquisa 1 | 2025), com o início de uma nova série histórica sobre o consumo de 12 categorias de produtos.
Neste artigo, analisaremos da quinta a sétima categoria mais adquirida (detalhes técnicos e das amostras no rodapé dos gráficos).
Relativamente à quinta categoria, torneiras e misturadores para banheiro, comprada por 41,6% dos consumidores, os três principais canais de compra utilizados, foram: lojas de bairro (próximas da obra, pequenas, médias e multicategorias de produtos) com 39,8%; lojas especializadas em materiais hidráulicos com 31% e sites/e-commerces especializados (tipo Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, MadeiraMadeira, Sodimac, Cassol, Ferreira Costa, Balaroti etc.) com 29,2%.

As lojas de bairro se destacam, surgindo também de maneira relevante o canal especializado em materiais hidráulicos (será que os respondentes confundiram com as seções dos home-centers?), ligeiramente acima do e-commerce especializado.
Já em pia para banheiro, categoria adquirida por 41% dos consumidores (mesmo nível das torneiras e misturadores), o principal canal de compra também foram as lojas de bairro com 29%. No entanto, diferentemente das torneiras e misturadores para banheiro, apareceram ao lado dos home centers/lojas grandes com 28,7%, seguidos pelos sites/e-commerces especializados e generalistas (tipo Mercado Livre, Shopee, Magalu, Temu, Casas Bahia, Ponto, Amazon etc.) com 24,4% e 23,5%, respectivamente.

Interessante que comparativamente às torneiras e misturadores, proporcionalmente as lojas de bairro decrescem, enquanto os home centers/lojas grandes crescem.
Relativamente aos impermeabilizantes (de qualquer tipo), categoria adquirida por 40,8% dos consumidores, os principais canais de compra, foram: lojas de bairro com 41,1%; lojas especializadas em tintas com 29,8%; sites/e-commerces especializados e home centers/lojas grandes com 27,3% e 26,5%, respectivamente.
Esses consumidores os aplicaram, destacadamente nos banheiros/lavabos com 57,5%, seguidos por quarto do casal com 32,5%; copa/cozinha e área de serviço com 31,2% e 29,6%, respectivamente.

Nesse caso, tanto as lojas de bairro como os banheiros e lavabos se destacam. Interessante também a importância das lojas de tintas para vendas de impermeabilizantes, além do equilíbrio entre os home centers/lojas grandes e sites/e-commerces especializados, talvez de uma mesma bandeira.
Por fim, em lustres/luminárias, categoria adquirida por 36,1% dos consumidores, a principal característica é o equilíbrio entre os cinco principais tipos de canais, com destaque para os sites/e-commerces, tanto especializados como generalistas.
Esses consumidores os instalaram, principalmente, no quarto do casal com 56,7% e sala de estar com 55,1%.

Baixar gráficos: artigo, vendas de materiais de construção
Aqui, provavelmente a abrangência da categoria, desde um spot até um lustre mais requintado, abre um leque equilibrado de canais de compra. Também é relevante que de todas as 12 categorias pesquisadas, foi aquela com a maior média de ambientes contemplados, com 3,6 ambientes.
Essa pesquisa é um exercício introdutório no Painel, com 12 categorias escolhidas arbitrariamente para testarmos as possibilidades de aprofundamento da jornada de compra de produtos específicos.
Dependendo do produto de cada categoria, certamente há diferenças significativas, inclusive nos aprofundamentos por classe sociais e regiões.
Também é importante observar que os consumidores que reformaram combinam a utilização – não mensuramos gastos – de canais de compra, em aproximadamente 1,5 por entrevistado.
O que significa, por exemplo, que parte dos entrevistados pode ter comprado luminárias em um site/e-commerce e lustres em um home center/loja grande. Ou uma torneira de Pvc em uma loja de bairro e um misturador de luxo em uma loja ou boutique de materiais hidráulicos, entre outras possibilidades a serem ainda melhor investigadas.
No próximo artigo, encerraremos a série, aprofundando os canais de compra e ambientes onde foram instaladas fechaduras para portas, pia para cozinha, caixas d’água e fechaduras eletrônicas para portas.
Ao assinar a newsletter, seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc nos segmentos de materiais de construção e móveis, e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.