Fechaduras, pias para cozinha, caixas d’água e fechaduras eletrônicas: principais canais de compra e ambientes de instalação

Vamos fechar a série de quatro artigos analíticos, complementando o artigo anterior Torneiras, misturadores, pias, impermeabilizantes e lustres/luminárias: principais canais de compra e ambientes de instalação, dando sequência aos dados inéditos da nova onda do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção (Pesquisa 1 | 2025), na qual iniciamos uma série sobre o consumo de 12 categorias de produtos.

E esse é um ponto importante: o entrevistado somente poderia marcar entre essas 12 categorias, o que não significa que ele não tenha comprado outras categorias, como tintas, cimento, argamassa, esquadrias, fios, disjuntores, entre tantas outras.

A escolha das categorias foi arbitrária, no intuito de testar um novo modelo de entendimento e série, incluindo uma matriz de canais de compra e tipos de ambientes onde foram instaladas ou aplicadas.

Portanto, feito esse alinhamento, analisaremos da nona à décima segunda categoria mais adquirida (detalhes técnicos e das amostras no rodapé dos gráficos).

Relativamente à nona categoria, fechaduras para portas, comprada por 35,6% dos consumidores, o principal canal de compra, com destaque, foram as lojas de bairro (próximas da obra, pequenas, médias e multicategorias de produtos) com 52,6%. Em seguida, porém distantes, surgem os sites/e-commerces especializados (tipo Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, MadeiraMadeira, Sodimac, Cassol, Ferreira Costa, Balaroti etc.) com 27,5%.

Esses consumidores as instalaram, principalmente nos banheiros/lavabos com 45,4% e quarto do casal com 44,7%.

As lojas de bairro foram inquestionavelmente o principal canal de compra, evidenciando o importante papel desse tipo de canal para ferragens e afins, incluindo as fechaduras para portas. Interessante como os ambientes íntimos também obtiveram destaque na instalação.

Como já frisamos nos artigos anteriores, essa é uma visão geral, com relevantes diferenças quando aprofundados os dados das categorias por classe sociais e regiões.

Seguindo, em pia para cozinha, categoria adquirida por 26,6% dos consumidores, os principais canais de compra, foram: sites/e-commerces especializados com 34,7%, home centers/lojas grandes com 31,2% e lojas de bairro com 29,6%.

Sempre que os respondentes assinalaram sites/e-commerces especializados e home centers/lojas grandes em níveis próximos, desconfiamos que, muitas vezes, ambos atuaram de maneira integrada para uma mesma compra. Nesse caso, o respondente assinalou os dois.

Relativamente às caixas d’água, categoria adquirida por 20% dos consumidores, o principal canal de compra, também com destaque, foram as lojas de bairro com 47,2%.

Assim como já vimos nas fechaduras, as lojas pequenas e médias multicategorias e próximas da obra se destacam nas vendas de caixa d’água. Embora seja um produto que ofereça desafios logísticos e de estocagem, superá-los e pulverizá-lo é fundamental.

Por fim, em fechaduras eletrônicas para portas, categoria adquirida por 13,5% dos consumidores, há forte predominância das vendas pela internet, surgindo os sites/e-commerces especializados e os sites/e-commerces generalistas (tipo Mercado Livre, Shopee, Magalu, Temu, Casas Bahia, Ponto, Amazon etc.) com 49,6% e 48,9%, respectivamente.

Das 12 categorias pesquisadas, essa foi, sem dúvida, aquela com maior participação dos e-commerces, reforçando o predomínio dos meios digitais para vendas de produtos eletrônicos, inclusive associados ao segmento de materiais de construção.

Pela nossa experiência, é possível realizar painéis com categorias e produtos (como já fazemos para algumas empresas de maneira sigilosa), complementando os painéis comportamentais de hábitos e atitudes de consumo, sempre considerando um processo contínuo de ajustes, permitindo correções de erros e aprofundamentos de acertos.

Assim, nos próximos artigos, aprofundaremos os acertos da série comportamental de consumo e apresentaremos novos entendimentos que substituíram erros anteriores.  

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

O atacarejo de materiais de construção na visão dos consumidores

Este é o segundo de três artigos sobre o tema, dando sequência ao anterior 27,6%...

27,6% dos consumidores não sabem o que é um atacarejo de materiais de construção

Este artigo é uma sequência do anterior, Vendas de materiais de construção podem se beneficiar...

Vendas de materiais de construção podem se beneficiar da desaceleração dos serviços às famílias

Há um consenso no mercado sobre a desaceleração dos serviços prestados às famílias, principalmente aqueles...