Desde 2020, no fechamento de nossas pesquisas anuais com consumidores que realizaram obras residenciais, perguntamos: “Para encerrar, por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?”
Invariavelmente, entre as mesmas 20 palavras estimuladas, bem-estar e segurança sempre apareceram em destaque, seguidas por paz, amor, tranquilidade e proteção, apenas alternando as posições anualmente.
Na Pesquisa 2 | 2025, realizada em novembro/dezembro passado com 1.020 consumidores que realizaram obras no último ano, desta feita, segurança surgiu como o principal sentimento associado aos lares (37,9%), seguido por bem-estar (35%).
Em seguida, como vemos abaixo, surgem paz (30,5%), amor (29,6%) e tranquilidade (29,2%).

É importante refletir, ainda, que atributos como sofisticação (7,1%), estilo (6,2%) e beleza (5%), comumente utilizados pelo segmento para vendas de materiais de acabamento, conversam com os produtos, mas não com os sentimentos das pessoas por seus lares.
Por fim, é provável que a sensação, cada vez maior, de insegurança, torne os lares um refúgio seguro para as famílias.
Mas, e quando recortamos por classes sociais, muda alguma coisa?
Tanto a classe A quanto a classe B, associam seus lares, principalmente, a bem-estar e segurança, nessa ordem, embora muito próximos.
Já na classe C há uma inversão, com segurança significativamente à frente de bem-estar, a ponto de influenciar o resultado geral, como vimos no primeiro gráfico.

Baixar gráficos: artigo, confiança consumidor e setorial
possível também interpretar os mesmos dados acima no sentido horizontal.
Por exemplo, proporcionalmente, bem-estar é um sentimento mais associado aos lares pela classe B (37,1%) do que pela classe C (34,2%) e classe A (31,1%).
Já segurança é mais associado pela classe C (39,1%) do que pela classe B (36,7%) e classe A (28,4%).
E assim por diante, permitindo uma série de insights relativos aos sentimentos que melhor definem os lares, com potencial de, se bem trabalhados pelas empresas do segmento, estimularem os consumidores durante o processo de compra de materiais de construção.
A partir do próximo artigo, apoiados em cinco anos de pesquisas contínuas, modelaremos o perfil das obras residenciais brasileiras.
Ao assinar a newsletter, seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc nos segmentos de materiais de construção e móveis, e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.









