INFLAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DESACELERA PELO TERCEIRO MÊS CONSECUTIVO

Como previsto pelo mercado, devido, principalmente, à conjuntura redução de impostos pelos Governos Estaduais e Federal, desaceleração do consumo de bens e reorganização do fluxo comercial internacional, a inflação apresentou sinais inequívocos de desaceleração.

No mês de julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou deflação de 0,68%, após inflação de 0,67%, no mês anterior.

Já, ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no item Reparos (nomenclatura IBGE para Material de Construção, agregando 12 subitens/categorias de produtos + serviço de mão de obra), no mês de julho houve inflação de 0,48%, após 0,53%, no mês anterior.

O subitem pesquisado que mais contribuiu para a inflação do mês no segmento foi Pedras, com alta de 2,31%.

Assim, a curva de tendência da inflação mensal de Material de Construção apresentou desaceleração, pelo terceiro mês consecutivo.

Por fim, no acumulado ano julho de 2022, a inflação geral está em 4,77%, ante 4,76%, no mesmo período de 2021. Já, a inflação Material de Construção está em 5,31%, ante 5,28%, no mesmo período de 2021.

O subitem pesquisado que mais contribui para a inflação anual no segmento é Tinta, com alta de 13,07%.

Considerando a já certa desaceleração dos preços para os próximos meses, as inflações geral e de Material de Construção fecharão o ano de 2022 abaixo de 2021, quando foram de 10,06% e 9,4%, respectivamente.

Dessa maneira, retoma-se a perspectiva de maior previsibilidade nas negociações com fornecedores, precificação de produtos e planejamento comercial, e, tão importante quanto, redução das distorções nos resultados das vendas reais do comércio de materiais de construção.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Comércio de materiais de construção desacelera à espera dos efeitos do Programa Reforma Casa Brasil

No artigo anterior, Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no...

Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no pós-pandemia

No artigo anterior, Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica, encerramos uma série...

Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica

Nos cinco artigos anteriores, nos dedicamos, a partir de dados próprios e do Instituto Brasileiro...