VALORIZAÇÃO DO LAR E VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Diante da preocupante conjuntura política, econômica e social para 2023, é de se esperar que os mesmos lares que acolheram às pessoas durante a pandemia, voltem a acolhê-las, nos próximos meses

Dentro da lógica de painel comportamental, no qual, a cada seis meses, mensuramos o desenvolvimento de tendências para consumo de materiais de construção, um dos aspectos estudados diz respeito aos sentimentos de valorização do lar desde o início da pandemia.

Na Pesquisa 2 | 2021, realizada em novembro de 2021, na qual entrevistamos 1.022 consumidores de materiais de construção que reformaram e/ou ampliaram e/ou construíram, predominantemente, entre novembro de 2020 e outubro de 2021, perguntamos: “Você diria que a pandemia fez com que você valorizasse mais sua residência do que antes?”.

84,1% disseram que sim, com destaque para os consumidores da classe A, com 90,1%; região Nordeste, com 87,6%, e jovens (24 a 30 anos), com 87,4%.

Rigorosamente, um ano depois, Pesquisa 2 | 2022, realizada em novembro de 2022, na qual entrevistamos 1.020 consumidores de materiais de construção que reformaram e/ou ampliaram e/ou construíram, predominantemente, entre novembro de 2021 e outubro de 2022, perguntamos: “Você diria que passada a pandemia, você está valorizando mais sua residência do que antes?”

A distinção entre as duas perguntas é: em 2021, perguntamos sobre valorização do lar “durante” a pandemia; em 2022, sobre valorização do lar “passada” a pandemia.

65,8% disseram que sim, com destaque para os consumidores da classe A, com 77,1%; regiões Nordeste e Centro-Oeste, com 69,3% e 68,3%, respectivamente, e sem diferenças significativas por faixa etária.

No entanto, o que mais chama atenção é o expressivo deslocamento do sentimento “igual”, na passagem de uma pesquisa para a outra: na Pesquisa 1 | 2021, estava em 10,1%; na Pesquisa 2 | 2022, passou para 30,8%, demonstrando, assim, que o sentimento de valorização do lar adquirido durante a pandemia, muito provavelmente, foi incorporado e permaneceu nos consumidores, mesmo após a reabertura econômica.

Esse é o mais valioso capital adquirido pelo segmento de materiais de construção nos últimos anos, e que, devido às perspectivas para 2023, poderá, novamente, contribuir positivamente para as vendas no varejo.

Dando sequência à análise, no próximo artigo apresentaremos a evolução, desde 2020, das palavras que mais expressam os sentimentos dos consumidores por seus lares.

Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados você receberá notificações sobre novos artigos.

Newton Guimarães - Pesquisador

Parceiros Atendidos