Lojas de bairro não são só classe C, assim como Home centers não são só classe A

Este artigo complementa o anterior, “Loja de bairro é o tipo de canal mais utilizado por consumidores que reformam os lares”, no qual comparamos a utilização dos principais canais de compra de materiais de construção, no auge da pandemia versus o pós-pandemia, em ordem de utilização, na pesquisa mais recente: Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos (assumimos a premissa de que ambas são lojas de proximidade); Home centers/Lojas grandes; Lojas de tintas e site/e-commerce (compras pela internet).

Vamos apresentar os recortes por classes sociais para a mesma pergunta: “Agora vamos falar do local de compra dos materiais para sua obra. Quais os tipos de lojas utilizados para comprar os materiais de construção para sua obra/reforma (somente utilização do tipo de loja, pode marcar independentemente do valor gasto, volume e número de itens comprados, podendo ser apenas uma só compra)?”.

A base é a Pesquisa 1 | 2023, realizada em maio de 2023, com 1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023, divididos em 337 entrevistados na classe A, 387 na classe B, e 297 na classe C.

Entre os canais estimulados, na classe A os dois tipos de canais de compra mais utilizados foram as Lojas de tintas, com 59,3%, e os Home centers/Lojas grandes com 52,1%. Já na classe B, Home centers/Lojas grandes, com 52,1%, e, muito próximo, Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 50,8%. Por fim, na classe C, destaque absoluto das Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 67,5%.

Assim, em uma primeira leitura, relativamente à cada classe social, percebemos a ascendência das Lojas de tintas sobre os consumidores de maior poder aquisitivo, e os Home centers/Lojas grandes igualmente frequentados com destaque nas classes A/B. Já as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos são mais frequentadas, destacadamente, na classe C.

Porém, aprofundando, isso não quer dizer que consumidores de maior poder aquisitivo não as frequentem, uma vez que, 49,9% dos consumidores na classe A, e 50,8% dos consumidores na classe B, utilizaram as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos durante a obra/reforma residencial.

Em outras palavras, cai por terra aquele argumento antigo de que as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos não precisam se preocupar tanto com layout interno, organização, atendimento, fachada… “afinal só atendem consumidores menos exigentes!”.

Os consumidores da classe A utilizam, em média, 3,3 tipos de canais de compra durante a obra/reforma residencial, incluindo as lojas de proximidade.

Inversamente, os Home centers/Lojas grandes e as Lojas de tintas, embora relativamente sejam mais frequentados nos consumidores de maior poder aquisitivo, também são frequentados na classe C, com 35,3% e 37,6%, respectivamente.

Home centers/Lojas grandes para todos os perfis econômicos, porém, idealmente, caso sejam frequentados predominantemente por consumidores de maior poder aquisitivo, podem também oferecer marcas de combate e produtos de menor valor agregado, visando não perder vendas para esse perfil de consumidor. O inverso também é verdadeiro: caso sejam frequentados predominantemente por consumidores de menor poder aquisitivo, podem também oferecer produtos top e de maior valor agregado.

Os consumidores da classe C utilizam, em média, 2,3 tipos de canais de compra durante a obra/reforma residencial, incluindo os Home centers/Lojas grandes e Lojas de tintas.

No entanto, há uma variável importante que permeia toda a leitura anterior, independentemente do tipo de canal: localização.

O que não se aplica aos sites/e-commerce (compras pela internet) que, relativamente às classes sociais, são mais utilizados pelos consumidores de maior poder aquisitivo: na classe A, 45% dos consumidores os utilizaram; 37,6% na classe B, e 23,2% na classe C.

Porém a mesma leitura feita para as lojas físicas pode ser feita às lojas virtuais: embora haja uma prevalência de um perfil econômico, não significa que o canal atenda apenas esse perfil.

Assim, fechamos este artigo com as mesmas palavras com que fechamos o artigo anterior: há combinação de canais durante o mesmo ciclo de compras, de acordo com a necessidade, conveniência e desejo dos consumidores.

Independentemente do bolso desses consumidores, quanto maiores as obras, maiores os ganhos de todos.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Materiais de construção respondem pela maior parte dos gastos nas obras residenciais

Há duas perspectivas conjunturais que estão movimentando o mercado neste momento: uma possível desaceleração econômica...

Nas obras residenciais, classes A/B/C gastam, em média, R$18.964,83

Em termos de pesquisas, há dois princípios básicos que melhor qualificam as informações: recorrência e...

Novas perspectivas para o comércio de materiais de construção 2025

Este artigo atualiza as ponderações do artigo Perspectivas para o comércio de materiais de construção...