No artigo anterior, Quanto mais próxima à obra, mais frequentada é a loja de materiais de construção, prosseguimos com as análises da nova onda do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção, demonstrando que as lojas de bairro/depósitos de materiais básicos são o tipo de canal mais frequentado pelos consumidores quando realizando obras residenciais.
Porém, há relevantes nuances por classes sociais, que aprofundaremos aqui.
Antes, dois pontos técnicos importantes para a análise: (1) restringiremos apenas às duas últimas ondas dos Painéis 2023/2024, pois nas ondas dos Painéis 2021/2022, devido à pandemia, a frequência dos home centers/lojas grandes decresceu atipicamente na classe A, distorcendo a série; e (2) os respondentes eram instruídos a assinalar a utilização dos canais de compra, independentemente do valor gasto, volume e número de itens comprados, podendo ser apenas uma só compra.
Então, apoiados nas duas últimas ondas anuais dos Painéis 2023/2024 (pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos – detalhes técnicos no rodapé do gráfico), na classe A, em média, 63,4% dos consumidores que realizaram obras residenciais compraram nos home center/lojas grandes, primeiro canal utilizado.
Já nas classes B e C, surgem em primeiro lugar, as lojas de bairro/depósitos de materiais básicos, em média, com 63% e 73,2%, respectivamente.
Por fim, as lojas de tintas são o segundo tipo de canal mais utilizado nas três classes sociais, proporcionalmente na classe A com 58,5%, na classe B com 51,5%, e na classe C com 45,3%.

Alguns, entre vários insights possíveis: (1) proporcionalmente, compras nos sites/e-commerces (compra via internet) são significativamente maiores na classe A do que na classe C, com 51,1% contra 25,7%; (2) o principal canal especializado nas classes A/B, depois das lojas de tintas, são as lojas de revestimentos cerâmicos, enquanto na classe C, as lojas de materiais elétricos; e (3) a classe A combina 3,5 tipos de canais de compras, enquanto a classe C combina 2,5 tipos, ou seja, os formatos de lojas são mais complementares do que concorrentes, independentemente do poder aquisitivo dos consumidores.
Portanto, quanto maior a obra, mais tipos de canais são combinados.
No próximo artigo, abordaremos a série histórica sobre o nível de satisfação dos consumidores com os três principais canais de compra utilizados.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.
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