Lojas de bairro de materiais de construção seguem como pior experiência de compra

Dando sequência ao artigo anterior, Após lojas de bairro e home centers, lojas de tintas são o segundo canal de compra nas classes A, B, C, prosseguimos com as análises da nova onda do Painel Comportamental de Materiais de Construção, analisando a evolução do índice de satisfação da experiência de compra nos três tipos de lojas de materiais de construção mais utilizadas pelos consumidores.

Apoiados nas duas últimas ondas anuais dos Painéis 2023/2024 (pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos – detalhes técnicos no rodapé do gráfico), as lojas de tintas cresceram na satisfação total (nota 10), passando de 45,3% na pesquisa de 2023, para 50,4% na pesquisa de 2024.

Assim, o top2box (soma das notas 9 e 10) de 2023 foi de 68,2%, e de 2024 de 68,9%, com média das duas pesquisas de 68,5%, a melhor experiência não só entre os três principais canais, mas entre os oito tipos de lojas avaliadas na pesquisa, como lojas de revestimentos cerâmicos, de materiais elétricos, de materiais hidráulicos, sites/e-commerces (compra  via internet) e depósitos de materiais básicos.

Já os home centers/lojas grandes decresceram na satisfação total, passando de 43,4% na pesquisa de 2023, para 36,9% na pesquisa de 2024.

Assim, o top2box de 2023 foi de 69,2%, e de 2024 de 55,9%, com média das duas pesquisas de 62,5%.

Por fim, as lojas de bairro (próximas da obra, pequenas, médias e multicategorias de produtos) praticamente estabilizaram na satisfação total, passando de 34% na pesquisa de 2023, para 33,5% na pesquisa de 2024.

Assim, o top2box de 2023 foi de 50,2%, e de 2024 de 51,1%, com média das duas pesquisas de 50,6%, a pior experiência não só entre os três principais canais, mas entre os oito tipos de lojas avaliadas na pesquisa.

Ao que tudo indica, o formato lojas de tintas tem atendido as expectativas dos consumidores que realizam obras residenciais, solidificando, em termos de experiência, a expansão dos pontos de vendas ocorrida durante e após a pandemia.

Por outro lado, as notas mais positivas aos home centers/lojas grandes decresceram significativamente na passagem anual, afastando-os das lojas de tintas. Assim, nessa última onda da pesquisa, houve empobrecimento da experiência de compra no canal.

Por fim, as lojas de bairro seguem sem qualquer sinal de melhora na passagem anual, estagnadas e conquistando pela terceira pesquisa consecutiva o título de pior experiência de compra na avaliação de seus clientes.

Justamente as lojas de bairro que, como vimos nos artigos anteriores, são o tipo de canal mais utilizado pelos consumidores de materiais de construção.

No próximo artigo apresentaremos os cinco pontos críticos desses três canais, na avaliação de seus clientes.

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