Este artigo aprofunda o anterior, 68,4% dos consumidores valorizam mais seus lares agora do que antes da pandemia, no qual apresentamos a hipótese de que a valorização do lar pelos consumidores no pós-pandemia, é um importante diferencial para as vendas de materiais de construção e móveis, contrabalanceando as atuais incertezas da conjuntura econômica interna e externa.
Assim, o próximo passo foi investigar quais os sentimentos dos consumidores pelos seus lares. Muito provavelmente, associar as obras/reformas a esses sentimentos influencia as escolhas dos produtos, aumentam a fluidez do processo de compra e os valores gastos.
Então, perguntamos, estimulando 20 palavras: Para encerrar (a pesquisa), por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?
Apoiaremos esta análise nas três ondas mais recentes do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção 2022, 2023 e 2024, com pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos, com 1.020 consumidores que fizeram obras e reformas no último ano (detalhes técnicos no rodapé do gráfico).
Para consumidores da classe A, das sete principais palavras abaixo, as três melhores médias ocorreram em bem-estar com 31,9%, amor com 31,6%, e segurança com 30,3%.
Interessante que nos três anos, essas mesmas sete palavras apareceram como as principais, alternando apenas ordem e percentuais.

Para consumidores da classe B, das sete principais palavras abaixo, as quatro melhores médias ocorreram em bem-estar com 34,6%, segurança com 31,1%, e, empatadas, tranquilidade e paz, respectivamente com 29,9% e 29,6%.
Nos três anos, harmonia e felicidade alternaram como sétima palavra, com melhor média para harmonia.

Por fim, para consumidores da classe C, das sete principais palavras abaixo, as três melhores médias ocorreram em bem-estar com 36,4%, segurança com 34,5%, e paz com 34,0%.
Como na classe A, nos três anos, essas mesmas sete palavras apareceram como as principais, alternando apenas ordem e percentuais.

Em suma, independentemente da classe social, bem-estar e segurança são os sentimentos predominantes em relação ao lar. São palavras que associadas aos materiais de construção e móveis mais conversariam com os sentimentos dos consumidores.
Também há nuances, como a importância de amor na classe A, paz nas classes B/C e tranquilidade na classe B.
Por outro lado, também há palavras e sentimentos pouco associados aos lares. Ironicamente, algumas dessas palavras são fartamente utilizadas pelo comércio e fabricantes para vender materiais de construção e móveis.
E, esse será o assunto do próximo artigo.
Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc nos segmentos de materiais de construção e móveis, e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.