Interessante como algumas pessoas publicamente ou reservadamente se incomodaram com o título do artigo anterior, Marginais são os maiores influenciadores do segmento de materiais de construção, ao qual aqui daremos sequência.
Na acepção pura da palavra, uma pessoa marginal apenas está à margem, no caso especificado no artigo, do mercado de trabalho e, consequentemente, da sociedade.
Semanticamente, portanto, a palavra não é positiva ou negativa em si. Apenas determina a posição de algo ou alguém.
E, claro, propositadamente chama a atenção ao que deveria, de fato, incomodar: o elevado grau de informalidade dos pedreiros, pintores, eletricistas e demais executores.
São esses profissionais que frequentam os lares dos consumidores, às vezes durante meses, conquistando a confiança das famílias, ao ponto de estarem entre os maiores influenciadores para escolha de produtos, marcas e lojas.
Apenas como dado introdutório, segundo a série histórica do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção de 2021 a 2024, na média, 69,1% dos consumidores brasileiros realizam as obras residenciais morando no local.
Logo, há uma convivência estreita entre as famílias e os executores, principalmente os pedreiros, como veremos a seguir.
Apoiaremos esta análise, justamente, nas quatro ondas do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção de 2021 a 2024, com pesquisas realizadas em novembro dos respectivos anos, com 1.020 consumidores que fizeram obras e reformas no último ano (detalhes técnicos no rodapé do gráfico).
Na média, do total de consumidores das classes A/B/C que realizaram obras/reformas residenciais, 74,9% contrataram pedreiros; 48,1% pintores, e, apenas para ficarmos nos três mais contratados, 33,1% eletricistas.

Vemos, ainda no gráfico acima, que do contingente total de obras/reformas residenciais, apenas 13,3% ocorre sem contratação de mão de obra remunerada, o que significa que 86,7% ocorre com contratações de executores, reforçando a presença e influência desses profissionais.
É importante ressaltar que em todas as pesquisas semestrais desde 2020, essa é rigorosamente a ordem entre os três executores mais contratados, variando apenas o percentual, demonstrando inequivocadamente um padrão comportamental do mercado de obras/reformas residenciais.
Assim, são os pedreiros os executores mais contratados, e, consequentemente, em termos absolutos, os principais influenciadores.
No próximo artigo, fechando a trilogia sobre a mão de obra para obras/reformas residenciais, falaremos somente deles, com base em pesquisas qualitativas realizadas pela Fundação de Dados.
Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados, você receberá notificações sobre novos artigos.
A Fundação de Dados realiza pesquisas ad hoc nos segmentos de materiais de construção e móveis, e por meio de painéis semestrais com consumidores de materiais de construção, nos quais as empresas assinantes podem inserir entendimentos exclusivos e sigilosos.