O atacarejo de materiais de construção na visão dos consumidores

Este é o segundo de três artigos sobre o tema, dando sequência ao anterior 27,6% dos consumidores não sabem o que é um atacarejo de materiais de construção, no qual constatamos que o maior desconhecimento sobre o que é o canal ocorre na classe C, justamente a que mais poderia ser beneficiada pela proposta de preço competitivo.

Ainda considerando o mais recente Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção (Pesquisa 1 | 2025), no qual entrevistamos 1.020 consumidores que haviam realizado obras/reformas no último ano (detalhes técnicos no rodapé dos gráficos), se 27,6% disseram não saber o que é um atacarejo de materiais de construção, por outro lado, 72,4% disseram sabê-lo.

E, somente para esses, perguntamos: Como você definiria um atacarejo de materiais de construção?”

Oferecemos cinco opções para resposta única, deixando em aberto definições próprias – outros  – que praticamente não foram feitas, com apenas 2,9%.

Entre as opções estimuladas, destaque para “um home center com preços mais baixos”, com 42,3%, seguida por “uma loja grande de materiais de construção como outra qualquer”, com 23,7%.

As opções foram pensadas para entender onde estão ancoradas as percepções dos consumidores, por mais heterodoxas que possam ser, como “uma grande loja de bairro com preços mais baixos”, com 16,8%; “uma grande loja de bairro com mais materiais de acabamento”, com 9,6% ou um “home center com menos materiais de acabamento”, com 4,6% (não foi a pretensão da pesquisa ser precisa na definição).

No entanto, novamente, quando realizamos o recorte da pergunta por classes sociais, encontramos um possível maior desconhecimento na classe C.

A ordem das opções estimuladas é a mesma nas classes A/B/C, inclusive mantendo o mesmo nível no principal item, “um home center com preços mais baixos”, na faixa de 42%.

O que parece ser a opção mais coerente, entre as sugeridas.

No entanto, o segundo item, “uma loja grande de materiais de construção como outra qualquer” foi indicado na classe A por 18,3% dos entrevistados; na classe B por 21,1%, e na classe C por 25,5%.

Baixar gráficos: artigo, Varejo Ampliado e Material de Construção

Em outras palavras, 1/4 dos consumidores da classe C, que realizaram obras/reformas e dizem saber o que é um atacarejo de materiais de construção, não entenderam, de fato, um dos principais pilares desse canal, igualando-o a uma loja grande como outra qualquer.

Bom, mas se a associação com os home centers é a mais comum, qual formato os consumidores preferem?

Esse será o tema do próximo artigo.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

O atacarejo de materiais de construção na visão dos consumidores

Este é o segundo de três artigos sobre o tema, dando sequência ao anterior 27,6%...

27,6% dos consumidores não sabem o que é um atacarejo de materiais de construção

Este artigo é uma sequência do anterior, Vendas de materiais de construção podem se beneficiar...

Vendas de materiais de construção podem se beneficiar da desaceleração dos serviços às famílias

Há um consenso no mercado sobre a desaceleração dos serviços prestados às famílias, principalmente aqueles...