64,2% DOS CONSUMIDORES QUE REFORMARAM NÃO FIZERAM TUDO O QUE QUERIAM

É consensual no mercado, que o consumo de materiais de construção para reformas residenciais é marcado por duas dimensões antagônicas: planejamento pré-obra versus imprevistos durante a obra.

Propomos uma terceira dimensão: desejos pós-obra.

Na Pesquisa 1 | 2022, realizada em maio, com 1.022 consumidores de materiais de construção que realizaram obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022, 64,2% dos entrevistados responderam: “não fiz tudo o que queria fazer e ainda farei mais coisas, quando possível”.

Nos recortes por classes sociais, a classe C puxa para cima o desejo de fazer mais coisas, com 66,8%; seguida pela classe B, com 61,3%, e, puxando para baixo, pela classe A, com 46%.

Então, para esses consumidores que não fizeram tudo o que queriam, perguntamos, por que isso aconteceu?

“O orçamento excedeu o planejado” é a principal razão nas três classes sociais, principalmente na classe C, razão apontada por 68,2% desses entrevistados; seguida pela classe B, com 64,1%, e, pela classe A, com 53,8%.

“Questões de ordem pessoal/familiar”, com destaque na classe A, e “estamos ainda na fase de execução da obra”, com destaque na classe B, aparecem em seguida, nas três classes sociais.

Por fim, “problemas com a mão de obra” impacta mais a classe A (praticamente no mesmo nível da classe C); “problemas com materiais e produtos”, a classe C, e “problemas com as loja onde foram comprados os materiais e produtos”, a classe B.

Nem todas as barreiras dependem e podem ser resolvidas pelo mercado, mas se apenas as que dependem e podem ser resolvidas forem bem equacionadas, quanto isso poderia acrescentar em vendas?

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Atacado de materiais de construção responde pela maior parte do sell-out do segmento

Após concluirmos uma sequência de três análises no artigo anterior Materiais de construção são comprados...

Materiais de construção são comprados no cartão de crédito, em média, em 6,4 parcelas

No artigo anterior, Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para...

Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para compras de materiais de construção

No artigo anterior, Pix avança, mas cartão de crédito é ainda a principal forma de...