Lojas de bairro não são só classe C, assim como Home centers não são só classe A

Este artigo complementa o anterior, “Loja de bairro é o tipo de canal mais utilizado por consumidores que reformam os lares”, no qual comparamos a utilização dos principais canais de compra de materiais de construção, no auge da pandemia versus o pós-pandemia, em ordem de utilização, na pesquisa mais recente: Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos (assumimos a premissa de que ambas são lojas de proximidade); Home centers/Lojas grandes; Lojas de tintas e site/e-commerce (compras pela internet).

Vamos apresentar os recortes por classes sociais para a mesma pergunta: “Agora vamos falar do local de compra dos materiais para sua obra. Quais os tipos de lojas utilizados para comprar os materiais de construção para sua obra/reforma (somente utilização do tipo de loja, pode marcar independentemente do valor gasto, volume e número de itens comprados, podendo ser apenas uma só compra)?”.

A base é a Pesquisa 1 | 2023, realizada em maio de 2023, com 1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023, divididos em 337 entrevistados na classe A, 387 na classe B, e 297 na classe C.

Entre os canais estimulados, na classe A os dois tipos de canais de compra mais utilizados foram as Lojas de tintas, com 59,3%, e os Home centers/Lojas grandes com 52,1%. Já na classe B, Home centers/Lojas grandes, com 52,1%, e, muito próximo, Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 50,8%. Por fim, na classe C, destaque absoluto das Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 67,5%.

Assim, em uma primeira leitura, relativamente à cada classe social, percebemos a ascendência das Lojas de tintas sobre os consumidores de maior poder aquisitivo, e os Home centers/Lojas grandes igualmente frequentados com destaque nas classes A/B. Já as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos são mais frequentadas, destacadamente, na classe C.

Porém, aprofundando, isso não quer dizer que consumidores de maior poder aquisitivo não as frequentem, uma vez que, 49,9% dos consumidores na classe A, e 50,8% dos consumidores na classe B, utilizaram as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos durante a obra/reforma residencial.

Em outras palavras, cai por terra aquele argumento antigo de que as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos não precisam se preocupar tanto com layout interno, organização, atendimento, fachada… “afinal só atendem consumidores menos exigentes!”.

Os consumidores da classe A utilizam, em média, 3,3 tipos de canais de compra durante a obra/reforma residencial, incluindo as lojas de proximidade.

Inversamente, os Home centers/Lojas grandes e as Lojas de tintas, embora relativamente sejam mais frequentados nos consumidores de maior poder aquisitivo, também são frequentados na classe C, com 35,3% e 37,6%, respectivamente.

Home centers/Lojas grandes para todos os perfis econômicos, porém, idealmente, caso sejam frequentados predominantemente por consumidores de maior poder aquisitivo, podem também oferecer marcas de combate e produtos de menor valor agregado, visando não perder vendas para esse perfil de consumidor. O inverso também é verdadeiro: caso sejam frequentados predominantemente por consumidores de menor poder aquisitivo, podem também oferecer produtos top e de maior valor agregado.

Os consumidores da classe C utilizam, em média, 2,3 tipos de canais de compra durante a obra/reforma residencial, incluindo os Home centers/Lojas grandes e Lojas de tintas.

No entanto, há uma variável importante que permeia toda a leitura anterior, independentemente do tipo de canal: localização.

O que não se aplica aos sites/e-commerce (compras pela internet) que, relativamente às classes sociais, são mais utilizados pelos consumidores de maior poder aquisitivo: na classe A, 45% dos consumidores os utilizaram; 37,6% na classe B, e 23,2% na classe C.

Porém a mesma leitura feita para as lojas físicas pode ser feita às lojas virtuais: embora haja uma prevalência de um perfil econômico, não significa que o canal atenda apenas esse perfil.

Assim, fechamos este artigo com as mesmas palavras com que fechamos o artigo anterior: há combinação de canais durante o mesmo ciclo de compras, de acordo com a necessidade, conveniência e desejo dos consumidores.

Independentemente do bolso desses consumidores, quanto maiores as obras, maiores os ganhos de todos.

Newton Guimarães - Pesquisador

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