Em todas as regiões, Loja de bairro é o tipo de canal mais utilizado pelos consumidores

Este artigo complementa o anterior, Lojas de bairro não são só classe C, assim como Home centers não são só classe A, no qual aprofundamos a utilização dos principais canais de compra de materiais de construção por classes sociais, em ordem de utilização: Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos (assumimos a premissa de que ambas são lojas de proximidade); Home centers/Lojas grandes; Lojas de tintas e site/e-commerce (compras pela internet).

Esta última parte dessa sequência de análises, aprofundará a utilização dos principais canais de compra de materiais de construção por regiões do País, perante a mesma pergunta: “Agora vamos falar do local de compra dos materiais para sua obra. Quais os tipos de lojas utilizados para comprar os materiais de construção para sua obra/reforma (somente utilização do tipo de loja, pode marcar independentemente do valor gasto, volume e número de itens comprados, podendo ser apenas uma só compra)?”.

A base é a Pesquisa 1 | 2023, realizada em maio de 2023, com 1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023, divididos em 369 entrevistas na região Sudeste; 236 no Sul; 242 no Nordeste, e 174 no Centro-Oeste (não pesquisamos a região Norte).

Entre os canais estimulados, no Sudeste os dois tipos de canais de compra mais utilizados foram as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 59%, seguidas pelos Home centers/Lojas grandes, com 43%.

No Sul, também Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 58,6%, porém seguidas pelas Lojas de tintas, com 40%. Já no Nordeste, com destaque, Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 76%, seguidas pelos Home centers/Lojas grandes com 42,6%.

Por fim, no Centro-Oeste, também Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 65,6%, seguidas pelas Lojas de tintas e Home centers/Lojas grandes, com 45,4% e 45%, respectivamente.

Assim, as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos são o tipo de canal de compras mais utilizado em todas as regiões, com destaque no Nordeste. Deve-se considerar que, além de proximidade e conveniência, esses canais se beneficiam e fortalecem, graças à expertise e competência dos atacadistas de materiais de construção.

Já os Home centers/Lojas Grandes são utilizados igualmente no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, caindo no Sul, onde o segundo canal em termos de utilização são as Lojas de tintas. Por fim, essas últimas também se destacam no Centro-Oeste.

É interessante notar que, ainda proporcionalmente, a região cujos consumidores mais utilizaram site/e-commerce (compras pela internet) foi o Sudeste, com 33,2%, seguido pelo Nordeste, com 26,7%; Sul, com 22,9%, e Centro-Oeste, com 17,6%.

Por fim, a média de utilização de tipos de canais durante uma mesma obra é praticamente a mesma nas quatro regiões: aproximadamente 2,5 tipos. A diferença nesse quesito é exclusivamente devido ao poder aquisitivo dos consumidores: quanto maior, mais canais de compra são utilizados, chegando, na classe A, a 3,3 tipos.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Para cada atacadista, há 10,3 varejistas de materiais de construção

Evoluindo e complementando o artigo anterior, Atacado de materiais de construção responde pela maior parte...

Atacado de materiais de construção responde pela maior parte do sell-out do segmento

Após concluirmos uma sequência de três análises no artigo anterior Materiais de construção são comprados...

Materiais de construção são comprados no cartão de crédito, em média, em 6,4 parcelas

No artigo anterior, Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para...