Este artigo complementa o anterior, Lojas de bairro não são só classe C, assim como Home centers não são só classe A, no qual aprofundamos a utilização dos principais canais de compra de materiais de construção por classes sociais, em ordem de utilização: Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos (assumimos a premissa de que ambas são lojas de proximidade); Home centers/Lojas grandes; Lojas de tintas e site/e-commerce (compras pela internet).
Esta última parte dessa sequência de análises, aprofundará a utilização dos principais canais de compra de materiais de construção por regiões do País, perante a mesma pergunta: “Agora vamos falar do local de compra dos materiais para sua obra. Quais os tipos de lojas utilizados para comprar os materiais de construção para sua obra/reforma (somente utilização do tipo de loja, pode marcar independentemente do valor gasto, volume e número de itens comprados, podendo ser apenas uma só compra)?”.
A base é a Pesquisa 1 | 2023, realizada em maio de 2023, com 1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023, divididos em 369 entrevistas na região Sudeste; 236 no Sul; 242 no Nordeste, e 174 no Centro-Oeste (não pesquisamos a região Norte).
Entre os canais estimulados, no Sudeste os dois tipos de canais de compra mais utilizados foram as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 59%, seguidas pelos Home centers/Lojas grandes, com 43%.
No Sul, também Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 58,6%, porém seguidas pelas Lojas de tintas, com 40%. Já no Nordeste, com destaque, Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 76%, seguidas pelos Home centers/Lojas grandes com 42,6%.
Por fim, no Centro-Oeste, também Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos, com 65,6%, seguidas pelas Lojas de tintas e Home centers/Lojas grandes, com 45,4% e 45%, respectivamente.
Assim, as Lojas de bairro/Depósitos de materiais básicos são o tipo de canal de compras mais utilizado em todas as regiões, com destaque no Nordeste. Deve-se considerar que, além de proximidade e conveniência, esses canais se beneficiam e fortalecem, graças à expertise e competência dos atacadistas de materiais de construção.
Já os Home centers/Lojas Grandes são utilizados igualmente no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, caindo no Sul, onde o segundo canal em termos de utilização são as Lojas de tintas. Por fim, essas últimas também se destacam no Centro-Oeste.
É interessante notar que, ainda proporcionalmente, a região cujos consumidores mais utilizaram site/e-commerce (compras pela internet) foi o Sudeste, com 33,2%, seguido pelo Nordeste, com 26,7%; Sul, com 22,9%, e Centro-Oeste, com 17,6%.
Por fim, a média de utilização de tipos de canais durante uma mesma obra é praticamente a mesma nas quatro regiões: aproximadamente 2,5 tipos. A diferença nesse quesito é exclusivamente devido ao poder aquisitivo dos consumidores: quanto maior, mais canais de compra são utilizados, chegando, na classe A, a 3,3 tipos.
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