Atacadistas celebram o propósito de vender materiais de construção

A sequência de artigos das semanas anteriores, que culminou no artigo Em todas as regiões, Loja de bairro é o tipo de canal mais utilizado pelos consumidores, aprofundamos e dimensionamos a importância desse tipo de canal, que desempenha um papel fundamental para a pulverização das vendas de materiais de construção.

Não se pode creditar somente à conveniência e proximidade sua importância, uma vez que, na maior parte das cidades brasileiras, economicamente inviáveis para as lojas de maior porte, são as Lojas de bairro que garantem o abastecimento e melhoria dos lares de seus moradores.

Porém, seja em grandes centros urbanos ou nos pequenos municípios espalhados pelo Brasil, a existência desse tipo de canal somente é possível devido à expertise e competência dos atacadistas de materiais de construção.

Nesse espírito, no último dia 04, foi realizada mais uma edição do Encontro G8, reunindo os atacadistas integrantes do grupo e principais parceiros, para aquisição de conhecimento, apresentação de resultados de vendas, atualizações estratégicas, premiações de fornecedores e confraternização.

Coube ao cofundador do G8 e sócio da consultoria Value Builders, Guilherme Plessmann Tiezi, abrir os trabalhos da noite, apresentando, entre muitas informações, a estimativa de crescimento nominal do grupo, em 6,9%, passando de um faturamento de R$3,1 bilhões, em 2022, para um faturamento de R$3,3 bilhões, em 2023.

Se considerarmos uma margem dos clientes de 60%, estaremos falando de uma participação no sell-out de materiais de construção de aproximadamente R$5,3 bilhões, com produtos escoados via Lojas de bairro nas 27 Unidades Federativas.

Também foi comunicado ao mercado o plano de expansão do G8 para 2024/2025, com abertura de centros de distribuição no Maranhão, pela Nova Casa; interior de São Paulo, pela Construjá; Paraná, pela Diferpan, e Pernambuco, pela AM Comercial.

Em seguida a Fundação de Dados apresentou resultados do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção e Relatório Analítico Panorama Setorial, com dados comportamentais e macroeconômicos que influenciam diretamente as vendas atuais e futuras de materiais de construção.

Essencialmente, apresentamos pesquisas que comprovam a importância de abordar sempre de maneira positiva para os consumidores, o assunto “obra residencial”, como forma de estimular as famílias a cada vez mais melhorarem e reformarem seus lares, no sentido de realizar o sonho de moradias mais confortáveis, novas, belas e estilosas.

Assim, quanto maior essa conscientização, mais e maiores obras residenciais poderão ser realizadas, com ganhos para todos, dos Home centers até as Lojas de bairro.

Esse foi o gancho para Lilian Esteves Lessa, diretora da King Ouro e idealizadora do movimento Reforma Aí, apresentar a evolução das peças publicitárias e estratégias de campanha, executadas pela agência Amora Growth, inicialmente em todas as mídias sociais e visando estimular as vendas no comércio do segmento, independentemente do tipo de canal.

Com o apoio de dezenas de fornecedores, o objetivo é incentivar os consumidores a reformarem seus lares, por meio de uma comunicação descontraída, associada a bem-estar, segurança, amor, paz, tranquilidade, alegria e uma série de sentimentos positivos.

Fechando a noite de trabalhos, Carla Marchetto, gestora de projetos do G8 e sócia da consultoria Value Builders, apresentou os resultados das campanhas de vendas e treinamentos da plataforma G8 Play, realizada com a equipe de vendas dos atacadistas do grupo, chegando a cerca de 92.000 clientes varejistas.

Tudo indica que os próximos anos serão de margens apertadas e crescimentos modestos nas vendas de materiais de construção. Nada de anormal, dentro de um processo natural de acomodação de mercado, considerando a antecipação de demanda do boom de 2020/2021/2022.

E, por isso mesmo, adicionado à valorização do lar nesses anos, talvez seja o melhor momento para o mercado dar um passo adiante, transformando a percepção dos consumidores sobre a realização de obras/reformas, expandindo, assim, o potencial de vendas de materiais de construção.