CRESCE APOIO DO WHATSAPP PARA VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Um sistema de painel de pesquisa permite materializar ao longo do tempo, o desenvolvimento de hábitos e atitudes de um determinado perfil, nesse caso, desde 2014, consumidores de materiais de construção que realizaram obras/reformas residenciais.

Numa definição do filósofo empirista David Hume, e sob medida para o segmento de materiais de construção, “o hábito é o cimento do universo”.

Assim, avaliemos em duas ondas anuais, se a importância do WhatsApp para o varejo de materiais de construção, durante o período de isolamento social, permaneceu, mesmo após a reabertura da economia.

Na Pesquisa 1 | 2021, realizada em maio, com 1.021 consumidores de materiais de construção que realizaram obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2020 e abril de 2021, 53,2% dos entrevistados utilizaram o WhatsApp para compras (independentemente do tipo de loja utilizada).

Esse perfil reflete, principalmente, a utilização do meio no primeiro ano da pandemia e, entre idas e vindas, fechamento da economia.

Já, na Pesquisa 1 | 2022, realizada em maio, com 1.022 consumidores de materiais de construção que realizaram obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022, 55,2% dos entrevistados utilizaram o WhatsApp para compras (independentemente do tipo de loja utilizada).

Esse perfil reflete, principalmente, a utilização do meio no segundo ano da pandemia e contínua reabertura da economia.

Em maio passado, em um grande evento promovido pela Atlas, um diretor de uma rede de lojas da região Centro-Oeste afirmou que, ao detectarem a crescente importância do WhatsApp nos processos comerciais, institucionalizaram uma área para o meio e criaram processos de atendimento e vendas ativas. Segundo o executivo, os resultados seguiam positivos.

Ao que tudo indica, assim seguirão pelos próximos anos.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Comércio de materiais de construção desacelera à espera dos efeitos do Programa Reforma Casa Brasil

No artigo anterior, Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no...

Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no pós-pandemia

No artigo anterior, Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica, encerramos uma série...

Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica

Nos cinco artigos anteriores, nos dedicamos, a partir de dados próprios e do Instituto Brasileiro...