Conforto é a principal motivação para realização de obras/reformas residenciais

Este artigo complementa o anterior, Apenas 10,4% dos consumidores não tiveram problemas durante a obra e reforma de seus lares, no qual abordamos o importante papel do varejo e fornecedores de materiais de construção, para minimizar os transtornos causados aos consumidores durante a realização das obras residenciais.

Analisados os imprevistos/dores de cabeça/problemas, avancemos nessa jornada de compra, mais precisamente abordando as principais motivações das famílias para realização das obras/reformas residenciais, tendo como base três ondas anuais do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção 2021, 2022 e 2023 (informações das amostras no final).

“Oferecer maior conforto para a família” é a principal motivação na série histórica, com média de 57,1%, seguida por “deixar a residência mais bonita/mais nova”, com média de 52,9%.

Em um nível abaixo, surgem “resolver problemas estruturais, como elétrico, hidráulico, azulejos descolados, pisos soltos, infiltrações, rachaduras na parede etc., com média de 37%, e, logo em seguida, “mudar o estilo e aparência da residência”, com média de 34,3%, apenas para ficarmos nas motivações mais relevantes.

O objetivo de um painel comportamental é monitorar oscilações, que possam indicar tendências, mas também identificar padrões, impossíveis de serem verificados em pesquisas realizadas isoladamente, sem séries temporais.

Assim sendo, quando os consumidores decidem fazer obras/reformas residenciais é possível afirmar que, em seu imaginário, as motivações positivas se sobrepõem às motivações negativas.

Acreditamos que 100% desses consumidores têm sim problemas a serem resolvidos, mas, predominantemente, não são esses problemas que os motivam durante as pesquisas e compras dos materiais de construção, ou para enfrentarem todos os transtornos inerentes à obra, como sujeira, barulho, gastos excessivos, mão de obra desqualificada, atrasos nas entregas etc.

Vender materiais de construção para reformas e obras residenciais tem muito mais a ver com conforto, beleza, novidade e estilo, do que com resolver problemas.

A Fundação de Dados iniciará uma nova pesquisa com 1.020 consumidores de materiais de construção. Estamos à disposição de empresas interessadas em inserir entendimentos exclusivos sobre suas marcas e produtos e acessar, também, os demais materiais gerados.

Método: pesquisas realizadas em maio do respectivo ano, considerando consumidores de materiais de construção das classes A/B/C, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, nas últimas três ondas: Pesquisa 1 | 2021 (1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2020 e abril de 2021); Pesquisa 1 | 2022 (1.022 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022), e Pesquisa 1 | 2023 (1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023).

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