Lojas de bairro não satisfazem consumidores de materiais de construção

Este artigo complementa o anterior, Em 2023, a utilização das lojas de bairro cresce, enquanto home centers decresce, quando analisamos tendências nas utilizações das lojas de bairro, lojas de tintas, home centers/lojas grandes e sites/e-commerces (compra pela internet), para consumo de materiais de construção para obras/reformas residenciais.

Então, considerando a importância desses canais para o segmento, somente para quem utilizou cada qual, perguntamos: “Numa nota de 0 a 10, em que 0 significa “totalmente insatisfeito” e a nota máxima 10 significa “totalmente satisfeito”, considerando sua experiência de compra nesse tipo de loja, que nota você daria para…?”.

Apenas analisando os três principais canais físicos, home centers/lojas grandes foram aqueles que mais satisfizeram seus clientes, com top 2 box (soma dos percentuais das notas 9 e 10), de 69,2% (detalhes técnicos da pesquisa no rodapé de cada gráfico).

Em seguida, vieram as lojas de tintas, com top 2 box de 68,2%.

Por fim, vieram as lojas de bairro (próximas da obra, pequenas, médias e multicategorias de produtos), com 50,2%, logo, significativamente abaixo dos dois primeiros tipos de canais.

Sendo a loja de bairro o tipo de canal disparadamente mais visitado pelos consumidores de materiais de construção, uma experiência de compra insatisfatória prejudica não só a própria loja, mas o mercado como um todo, desestimulando a continuidade dessa mesma obra, ou mesmo, a realização de obras futuras.

Porém ao observarmos as notas 7 e 8, verificamos que nas lojas de bairro totalizam 36,2% dos entrevistados, contra 22,9%, relativamente aos home centers/lojas grandes, e 27,1%, relativamente às lojas de tintas.

Ou seja, talvez, com alguns ajustes, dentro de suas possibilidades, essa percepção possa ser melhorada.

A partir desse ponto, apoiados em dados sobre as críticas dos consumidores às lojas de bairro, retomaremos o assunto no próximo artigo.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Comércio de materiais de construção desacelera à espera dos efeitos do Programa Reforma Casa Brasil

No artigo anterior, Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no...

Indústria de materiais de construção passa pela segunda onda de desaceleração no pós-pandemia

No artigo anterior, Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica, encerramos uma série...

Lojas de bairro serão mais impactadas pela desaceleração econômica

Nos cinco artigos anteriores, nos dedicamos, a partir de dados próprios e do Instituto Brasileiro...