Vender materiais de construção é vender bem-estar e segurança

Este artigo complementa o anterior, 71,1% dos consumidores valorizam mais seus lares agora do que antes da pandemia, no qual apresentamos dados relativos a maior valorização do lar pelos consumidores, como um dos possíveis fatores que estão contribuindo para a manutenção dos ganhos comerciais, advindos da antecipação de demanda de materiais de construção durante o “fique em casa”.

E, transcendendo produtos e varejo, há aspectos subjetivos e comportamentais que influenciam as vendas, ao lado de aspectos objetivos e econômicos (emprego, renda, crédito e confiança do consumidor), como os sentimentos associados aos lares, que ao serem associados às obras/reformas residenciais também podem contribuir positivamente para essas vendas.

Em todos os anos do Painel, encerramos a última pesquisa do ano perguntando aos consumidores que haviam reformado, ampliado e/ou construído: “Para encerrar, por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?” (detalhes técnicos e da amostra no rodapé dos gráficos).

Em 2023, do total de 1.045 respondentes, 35,5% disseram que seus lares significam bem-estar; 33,4%, tranquilidade; 32,8%, segurança; 32,3%, paz, e, apenas para citarmos os principais, 30,7%, amor.

Já que a regularidade do Painel nos permite assistir um filme sobre o comportamento de consumo de materiais de construção vamos, então, avaliar essa mesma pergunta em uma série de três anos.

Na média desses anos, bem-estar é o principal sentimento associado aos lares, com 34,2%, seguido por segurança, com 32,8%. Em outro pelotão, logo abaixo, surgem paz, amor e tranquilidade, rigorosamente no mesmo nível, sendo que somente paz e tranquilidade apresentaram tendência de crescimento.

Considerando que, 56,8% do total de obras/reformas residenciais são realizadas em imóveis nos quais as famílias já moravam (fonte Fundação de Dados), parece lógico que associar, em todos os pontos de contato com os consumidores, momentos passados ao lado de familiares e amigos a esses sentimentos, tem potencial de estimular a realização de mais e maiores obras.

Com esse artigo encerramos mais uma série comportamental.