WHATSAPP EM MATCONS É MAIS EXPRESSIVO NA CLASSE A, JOVENS E SUL

Este artigo complementa o anterior, Cresce apoio do Whatsapp para vendas de materiais de construção, quando constatamos, em números, o quanto essa mídia social tem sido importante para apoiar as vendas de materiais de construção para consumidores finais.

Agora, então, vamos avaliar nos recortes por classes sociais, regiões e faixas etárias, quais se destacam, e o que isso pode significar, em termos de tendências.

Recapitulando, na Pesquisa 1 | 2022, realizada em maio, com 1.022 consumidores de materiais de construção que realizaram obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022, 55,2% dos entrevistados utilizaram o WhatsApp para apoio às compras (independentemente do tipo de loja utilizada).

Nos recortes por classes sociais, a classe A puxa para cima sua utilização, com 65%, seguida pela classe B, com 55,4%, e pela classe C, com 54,5%.

Nos recortes por regiões, o Sul puxa para cima sua utilização, com 63,1%, seguido pelo Centro-Oeste, com 58,4%; Sudeste, com 54,2%, e pelo Nordeste, com 41,5%.

Por fim, nos recortes por faixas etárias, os jovens (24 a 30 anos) puxam para cima sua utilização, com 65,1%, seguidos pelos jovens maduros (31 a 39 anos), com 57,9%, e pelos maduros (40 + anos), com 41,3%.

Podemos levantar a hipótese de que o WhatsApp atende às necessidades dos sulistas, consumidores sabidamente mais exigentes sobre sistemas construtivos e materiais de construção, e, em linha, à classe A, notórios early adopters (pessoas mais receptivas à experimentação de novidades), com capacidade, assim, de indicar tendências mercadológicas que se expandirão para outras classes sociais.

Já, os jovens, só fortalecem o fato de que o WhatsApp veio para ficar.

Empresas Atendidas

Artigos anteriores

Atacado de materiais de construção responde pela maior parte do sell-out do segmento

Após concluirmos uma sequência de três análises no artigo anterior Materiais de construção são comprados...

Materiais de construção são comprados no cartão de crédito, em média, em 6,4 parcelas

No artigo anterior, Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para...

Classe B é a que mais utiliza o cartão de crédito para compras de materiais de construção

No artigo anterior, Pix avança, mas cartão de crédito é ainda a principal forma de...