Este artigo complementa o anterior, YouTube é a principal mídia social sobre materiais de construção, no qual analisamos a importância dessa mídia para os consumidores que reformaram seus lares.
Dando continuidade, o compromisso é responder à seguinte pergunta: “Que tipo de informações você, principalmente, buscou no YouTube?”.
Ainda apoiados na Pesquisa 1 | 2022, realizada em maio, que entrevistou 1.022 consumidores que haviam realizado obras/reformas residenciais, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022, o principal tipo de informação buscada foi “vídeos e fotos de ambientes decorados”, por 49,3% de quem consultou o YouTube no período de planejamento da obra/reforma (antes de iniciá-la).
Em seguida, surgem “vídeos detalhados dos produtos”, com 47,4%; “dicas, vídeos e fotos de como utilizar produtos (para Faça você mesmo), com 41,3%; “comentários sobre as marcas dos produtos”, com 32,7%, e, apenas para ficarmos nas cinco informações mais buscadas, “opiniões e comentários de outros consumidores”, com 32,6%.
Interessante notar como ambientação, que sempre foi importante numa loja física, também o é, no mundo virtual.
Mas, o que os recortes por classes sociais podem nos trazer a mais?
Nas três classes, “vídeos e fotos de ambientes decorados” e “vídeos detalhados dos produtos”, com algumas variações, foram as duas informações mais buscadas. Porém nas outras três informações buscadas há diferenças importantes.
“Dicas, vídeos e fotos de como utilizar os produtos (para Faça você mesmo) é mais relevante para a classe C, demostrando o forte componente econômico do assunto. Por fim, “comentários sobre as marcas dos produtos” e “opiniões e comentários de outros consumidores” são mais relevantes para a classe A, demostrando o quanto consumidores de maior poder aquisitivo valorizam testemunhais de outros consumidores.
Por fim, consumidores da classe A pesquisaram, em média, 5,4 tipos de informações no YouTube. Já, da classe B, pesquisaram, em média, 5 tipos de informações, e, da classe C, em média, 4,6 tipos de informações.
A média de busca de informações no YouTube é significativamente alta em todas as classe sociais, situação propícia para que as empresas do segmento não deixem faltar assunto.