PALAVRAS E SENTIMENTOS PARA VENDER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Este artigo complementa o anterior Valorização do lar e vendas de materiais de construção, no qual apresentamos dados que reforçam que o crescimento do sentimento de valorização do lar, adquirido durante o período de isolamento social, foi incorporado e permaneceu nos consumidores, mesmo depois da reabertura econômica.

A partir dessa premissa, vamos avançar, relativamente às palavras positivas que melhor expressam os sentimentos dos consumidores por seus lares.

É possível que utilizar essas palavras visando despertar bons sentimentos, em todos os pontos de contato com consumidores de materiais de construção, móveis e demais produtos para o lar, contribua positivamente para campanhas publicitárias e vendas.

Como trabalhamos em um sistema de painel semestral, compararemos duas pesquisas com diferença de um ano entre ambas.

Na Pesquisa 2 | 2021, realizada em novembro de 2021, na qual entrevistamos 1.022 consumidores de materiais de construção que reformaram e/ou ampliaram e/ou construíram, predominantemente, entre novembro de 2020 e outubro de 2021, perguntamos: “Para encerrar (a pesquisa), por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?”

Para 30,1% do total de entrevistados, a principal palavra foi “segurança”, empatada com “bem-estar”, com 29,5%, seguidas por “paz”, “amor”, “tranquilidade” e “proteção”, também empatadas.

Rigorosamente, um ano depois, Pesquisa 2 | 2022, realizada em novembro de 2022, na qual entrevistamos outros 1.020 consumidores de materiais de construção que reformaram e/ou ampliaram e/ou construíram, predominantemente, entre novembro de 2021 e outubro de 2022, fizemos a mesma pergunta.

Para 37,5% do total de entrevistados, a principal palavra foi “bem-estar”, seguida por “segurança”, com 35,6%, e, apenas para ficarmos nas três principais, “amor”, com 32,5%.

Em suma, nos últimos dois anos, para os consumidores que reformaram, as palavras que melhor expressaram sentimentos por seus lares foram bem-estar e segurança.

Provavelmente, tais sentimentos ganharam força após as preocupações e inseguranças trazidas pela pandemia, e deverão permanecer, juntamente com a valorização do lar, relacionados aos lares e produtos para eles ofertados.

No próximo artigo, aprofundaremos essa leitura, com as principais palavras e sentimentos nos recortes por classes sociais, faixas etárias e regiões.

Ao seguir e ativar o sininho da LinkedIn Company Page Fundação de Dados você receberá notificações sobre novos artigos.

Newton Guimarães - Pesquisador

Parceiros Atendidos