Vendas de materiais de construção e o significado do lar no auge e pós-pandemia

Desde 2020, metodicamente, na última pesquisa do ano com consumidores de materiais de construção, sempre realizada em novembro, perguntamos: Para encerrar, por favor, é importante que você reflita com calma para nos dizer, se você tivesse de definir em três palavras positivas o que significa seu lar para você, quais seriam essas palavras?”.

Mais do que simplesmente vender materiais de construção para obras/reformas residenciais, sugere-se que vendamos os sentimentos positivos por eles proporcionados, na transformação dos lares em locais mais confortáveis, novos, belos, estilosos, seguros…

Na pesquisa realizada no auge da pandemia, em novembro de 2020, com 1.038 consumidores de materiais de construção, lar significava, principalmente, bem-estar para 38,1%; segurança para 33,6%; tranquilidade para 33,2%, e, apenas para destacar itens citados acima de 30%, proteção para 31,4%.

Mas, e três anos depois, no pós-pandemia? Será que esses sentimentos mudaram substancialmente?

Na pesquisa mais recente, realizada em novembro de 2023, com 1.045 consumidores de materiais de construção, lar significa, principalmente, bem-estar para 35,5%; tranquilidade para 33,4%; segurança para 32,8%; paz para 32,3%, e, apenas para destacar itens citados acima de 30%, amor para 30,7%.

Assim, tanto durante, como após a pandemia, bem-estar, com destaque, mas também, segurança e tranquilidade, em igual intensidade, são sentimentos que permanecem associados ao lar. Já proteção, embora tenha sido importante no primeiro ano da pandemia, e ainda o seja, foi ultrapassada, na pesquisa mais recente, por paz e amor.

É quase certo, conforme já analisado no último artigo de 2023, Conjuntura e perspectivas para o comércio matcons e construção 2024, que este ano seja de crescimento modesto no comércio de materiais de construção, aumentando, ainda mais, a importância do foco na gestão e margens, inclusive de erro.

Logo, qualquer aprimoramento será significativo, inclusive nas abordagens de vendas e comunicação com os consumidores de materiais de construção.

Newton Guimarães - Pesquisador

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