Este artigo complementa o anterior, Compra on-line de materiais de construção estabiliza no pós-pandemia, quando analisamos dados que indicam haver estabilização na utilização dos sites/e-commerces, para compras de materiais de construção para obras/reformas residenciais.
Agora, ainda considerando a série histórica das pesquisas semestrais da Fundação de Dados, sempre com consumidores que realizaram obras/reformas residenciais nos últimos 12 meses do mês de aplicação da pesquisa, em que tipo de sites/e-commerces os e-consumidores de materiais de construção têm comprado?
Sites/e-commerces especializados, como Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, Sodimac, entre outros, ou marketplaces, denominados para melhor entendimento dos respondentes como sites/e-commerces generalistas (Mercado Livre, Amazon, Magalu, Shopee, entre outros)?
Assim, adotamos apenas a perspectiva do consumidor/respondente para denominar o que são sites/e-commerces especializados e generalistas.
Sempre lembrando que pesquisamos apenas a utilização, sem considerar valores gastos, volume ou número de itens, podendo ser, inclusive, apenas um item; entre os e-consumidores na pesquisa mais recente, Pesquisa 2 | 2023, aplicada em novembro de 2023, 57% haviam feito compras em sites/e-commerces especializados, e 32,6% em sites/e-commerces generalistas (não dá 100%, pois havia a opção “ambos”, não exposta aqui) (tamanho das amostras no gráfico).
Sendo assim, os percentuais se reaproximam dos níveis pré-pandemia, obtidos na Pesquisa 1 | 2020, aplicada em maio de 2020, quando 55,9% haviam feito compras em sites/e-commerces especializados, e 33% em sites/e-commerces generalistas.
Porém, um olhar atento às curvas abaixo, verificará que após um pico de 66,5% de utilização dos sites/e-commerces especializados, e piso de 23,3% nos sites/e-commerces generalistas, obtidos na Pesquisa 2 | 2022, aplicada em novembro de 2022, logo, com compras feitas no auge da reabertura da economia, os primeiros apresentam tendência de queda, enquanto os segundos, de crescimento.
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Dessa maneira, os marketplaces, inclusive internacionais, avançam em fatias das vendas de materiais de construção pela internet, predominantemente, em utilização e valores gastos, ainda realizadas em sites/e-commerces especializados.
A julgar pelo gráfico acima, a pandemia proporcionou uma forte utilização, com consequente desenvolvimento, dos sites/e-commerces especializados, talvez pela necessidade de compras de mais itens, informações técnicas ou mesmo curva de aprendizado dos consumidores para compras desse tipo de produto.
Reaberta totalmente a economia, os sites/e-commerces generalistas voltaram a crescer, muito provavelmente, para compras de itens de acabamento que, muitas vezes, não necessitam de urgência de entrega e muitas informações técnicas, condicionando a efetivação dessa transação aos valores baixos, podendo aumentar, assim, a pressão sobre os preços no segmento.
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