E-commerces de materiais de construção perdem espaço para os marketplaces

Este artigo complementa o anterior, Compra on-line de materiais de construção estabiliza no pós-pandemia, quando analisamos dados que indicam haver estabilização na utilização dos sites/e-commerces, para compras de materiais de construção para obras/reformas residenciais.

Agora, ainda considerando a série histórica das pesquisas semestrais da Fundação de Dados, sempre com consumidores que realizaram obras/reformas residenciais nos últimos 12 meses do mês de aplicação da pesquisa, em que tipo de sites/e-commerces os e-consumidores de materiais de construção têm comprado?

Sites/e-commerces especializados, como Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, Sodimac, entre outros, ou marketplaces, denominados para melhor entendimento dos respondentes como sites/e-commerces generalistas (Mercado Livre, Amazon, Magalu, Shopee, entre outros)?

Assim, adotamos apenas a perspectiva do consumidor/respondente para denominar o que são sites/e-commerces especializados e generalistas.

Sempre lembrando que pesquisamos apenas a utilização, sem considerar valores gastos, volume ou número de itens, podendo ser, inclusive, apenas um item; entre os e-consumidores na pesquisa mais recente, Pesquisa 2 | 2023, aplicada em novembro de 2023, 57% haviam feito compras em sites/e-commerces especializados, e 32,6% em sites/e-commerces generalistas (não dá 100%, pois havia a opção “ambos”, não exposta aqui) (tamanho das amostras no gráfico).

Sendo assim, os percentuais se reaproximam dos níveis pré-pandemia, obtidos na Pesquisa 1 | 2020, aplicada em maio de 2020, quando 55,9% haviam feito compras em sites/e-commerces especializados, e 33% em sites/e-commerces generalistas.

Porém, um olhar atento às curvas abaixo, verificará que após um pico de 66,5% de utilização dos sites/e-commerces especializados, e piso de 23,3% nos sites/e-commerces generalistas, obtidos na Pesquisa 2 | 2022, aplicada em novembro de 2022, logo, com compras feitas no auge da reabertura da economia, os primeiros apresentam tendência de queda, enquanto os segundos, de crescimento.

Dessa maneira, os marketplaces, inclusive internacionais, avançam em fatias das vendas de materiais de construção pela internet, predominantemente, em utilização e valores gastos, ainda realizadas em sites/e-commerces especializados.

A julgar pelo gráfico acima, a pandemia proporcionou uma forte utilização, com consequente desenvolvimento, dos sites/e-commerces especializados, talvez pela necessidade de compras de mais itens, informações técnicas ou mesmo curva de aprendizado dos consumidores para compras desse tipo de produto.

Reaberta totalmente a economia, os sites/e-commerces generalistas voltaram a crescer, muito provavelmente, para compras de itens de acabamento que, muitas vezes, não necessitam de urgência de entrega e muitas informações técnicas, condicionando a efetivação dessa transação aos valores baixos, podendo aumentar, assim, a pressão sobre os preços no segmento.

Newton Guimarães - Pesquisador

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