A importância dos banheiros e quartos para vendas de materiais de construção

Os trabalhos contínuos da Fundação de Dados contemplam, fundamentalmente, três níveis de entendimentos, e que impactam o consumo de materiais de construção no comércio (varejo e atacado): (1) conjuntura macroeconômica; (2) comportamentos do consumidor; e (3) entendimentos exclusivos e sigilosos das empresas contratantes.

Assim, fechamos um ciclo completo de pesquisas, que começa na macroeconomia, passa pelo comportamento de indivíduos e termina no produto.

A partir deste artigo, abriremos dados e análises do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção 2023, contemplando aprendizados dos últimos três anos da série histórica.

As pesquisas, realizadas em maio do respectivo ano, consideram consumidores de materiais de construção das classes A/B/C, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, nas últimas três ondas: Pesquisa 1 | 2021 (1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2020 e abril de 2021); Pesquisa 1 | 2022 (1.022 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2021 e abril de 2022), e Pesquisa 1 | 2023 (1.021 consumidores de materiais de construção, que reformaram/ampliaram/construíram seus lares, predominantemente, entre maio de 2022 e abril de 2023).

Especificamente sobre os ambientes reformados/construídos, considerando a média das três ondas anuais, surgem quarto (s) com 62,1%, e banheiro (s)/lavabo (s), com 61,8%. Em um segundo nível, surgem sala (s), com 52,5%, e copa/cozinha (pode ser apenas uma), com 50,4%. Por fim, ainda entre os ambientes estimulados, surgem área de serviço, com 35,7%, e outras áreas, como jardim, quintal, varanda, terraço etc., com 24,9%.

O potencial de vendas de produtos para os dois ambientes é ainda mais relevante, quando consideramos a média histórica: quem realiza obras no (s) quarto (o) o faz, em média, em 1,9 quarto; quem realiza obras no (s) banheiro (s)/lavabo (s)  o faz, em média, em 1,5 banheiro/lavabo.

Falamos, então, de produtos de alto valor agregado, que podem ir desde porcelanato, louças e metais sanitários até armários embutidos para os quartos.

A Fundação de Dados iniciará uma nova pesquisa com 1.020 consumidores de materiais de construção. Estamos à disposição de empresas interessadas em inserir entendimentos exclusivos e acessar, também, os demais materiais gerados.