Vendas de materiais de construção e móveis seguem se recuperando

Um dos materiais que elaboramos mensalmente, o Painel Vendas e Inflação Itens para o Lar diz respeito às vendas e inflação de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos, também aplicadas sobre estimativas mensais de faturamento dos canais Material de Construção (agregado lojas de materiais de construção de diversos portes e perfis) e Móveis e Eletrodomésticos (magazines e formatos similares).

O objetivo é gerar insights sobre o momento e tendências de vendas e preços, por meio das comparações dos desempenhos de itens para o lar.

Vamos à apenas um recorte, relativamente às tendências de vendas dessas categorias de produtos.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mais recente, no comparativo acumulado últimos doze meses com acumulado últimos doze meses anteriores, o volume de vendas (faturamento real/nominal deflacionado) de móveis nos magazines passou de -7,1%, até outubro, para -5,9%, até novembro de 2023, sexta melhora mensal consecutiva. No mesmo período do ano passado, estava negativa em 11,6%.

Assim, embora negativas, as vendas reais de móveis seguem, mês a mês, reagindo, estando significativamente melhores nos últimos doze meses até novembro de 2023, do que nos últimos doze meses até novembro de 2022.

Ainda segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no comparativo acumulado últimos doze meses com acumulado últimos doze meses anteriores, o volume de vendas de eletrodomésticos nos magazines passou de 6%, até outubro, para 5,9%, até novembro de 2023. No mesmo período do ano passado, estava negativa em 7,8%.

Assim, embora tenha discretamente decrescido na passagem mensal, as vendas reais de eletrodomésticos permanecem significativamente positivas, inclusive, relativamente aos últimos doze meses até novembro de 2022.

Por fim, no comparativo acumulado últimos doze meses com acumulado últimos doze meses anteriores, o volume de vendas do comércio de materiais de construção passou de -3,4%, até outubro, para -2,3%, até novembro de 2023, oitava melhora mensal consecutiva. No mesmo período do ano passado, estava negativa em 8,8%.

Assim como as vendas reais de móveis, embora negativas, as vendas reais de materiais de construção seguem, mês a mês, reagindo, também estando significativamente melhores nos últimos doze meses até novembro de 2023, do que nos últimos doze meses até novembro de 2022.

Especificamente móveis e materiais de construção, itens intrinsicamente relacionados às melhorias do ambiente doméstico, têm dado sinais de que a desaceleração pós-boom de consumo atingiu seu piso, com retomada paulatina de vendas, mesmo em um ambiente de crédito caro para o consumo.

Talvez, principalmente o ano de 2023, tenha sido de correções das distorções comerciais (vendas e preços) que ocorreram a partir do ano de 2020, o que tornaria o ano de 2024 o primeiro de certa normalidade, incluindo taxas para crédito ao consumo cada vez mais convidativas.